O mundo inteiro está se preparando para o dia 25 de dezembro – a linda noite de Natal! Eles decoram a árvore de Natal, compram presentes para seus entes queridos, cantam canções de Natal e cozinham o delicioso bolo de ameixa em suas cozinhas.





Embora a época do Natal continue sendo um feriado global em muitos países, os judeus evitam esse festival.



Por que os judeus não comemoram o Natal?

Os judeus não celebram o Natal como seu feriado religioso. É porque este dia marca o nascimento de Jesus Cristo, a figura cujo nascimento e morte são os aspectos mais essenciais da teologia cristã. No judaísmo, o nascimento de Jesus de Nazaré não é um evento significativo.

O povo judeu não considera Jesus Cristo como seu Messias. O Messias bíblico deveria ter cumprido vários deveres – construir o Terceiro Templo, devolver os judeus a Israel, iniciar uma era de paz mundial e espalhar o conhecimento universal do Deus de Israel.



De acordo com os judeus, Jesus Cristo mal cumpriu esses deveres. Há cristãos que argumentam que todos esses deveres serão cumpridos na ressurreição de Jesus. Os judeus, no entanto, não compram sua noção.

Várias outras razões fazem os judeus rejeitarem este dia. Eles afirmam que Jesus não era um profeta, e tendo nascido de um nascimento virginal, Ele não teve pais naturais. Mas de acordo com eles, seu Messias deveria nascer de seus pais biológicos.

Além disso, os judeus não seguem a Bíblia Sagrada. Eles são os seguidores da Torá, que já foi violada por Jesus. Ele realizou milagres. Mas a base do judaísmo não se baseia nem um pouco nas alegações dos milagres, citando outra razão pela qual os judeus não acreditam no cristianismo e celebram esta bela festa.

O cristianismo contradiz a teologia judaica – mais um motivo para cancelar o festival. Os católicos romanos colocam sua crença em Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Os judeus, por outro lado, consideram Deus um, mas não apóiam a ideia de uma Santíssima Trindade.

Embora os judeus não celebrem o Natal, esta época festiva às vezes se sobrepõe ao feriado judaico de Hanukkah.

O que é Hanukkah?

Hanukkah celebra a histórica vitória dos macabeus judeus contra o império greco-sírio da época. Foi quando os judeus reivindicaram e rededicaram o Templo em Jerusalém. Este dia é comemorado com o canto de orações especiais. Como no Natal, os judeus acendem velas todas as noites durante oito noites em um candelabro especial. Os costumes do Hanukkah são semelhantes aos do Natal. Por exemplo, este festival também entretém a prática universal de trocar presentes e decorar casas com sinos e coroas.

Às vezes, as comunidades não-judaicas se referem a este festival como o 'Natal judaico'

No entanto, alguns judeus que residem nas partes do mundo onde o Natal é considerado a maior festa, muitas vezes acabam participando dos elementos da celebração do Natal. Eles decoram a Árvore de Natal e também preparam bolos e biscoitos. Alguns judeus também participam de concursos e orações de Natal.

Alguns acolhem este festival com todo o coração, outros preferem isolar-se de tais celebrações.

Para mais atualizações, mantenha contato.