Festival de Hanukkah também conhecido como Chanucá ou Festival de luzes é um festival judaico que é celebrado oito dias para comemorar a recuperação de Jerusalém e a subsequente reinauguração do Segundo Templo durante o século II a.C.





Os judeus se levantaram para lutar contra os opressores greco-sírios do Império Selêucida na revolta dos Macabeus, segundo a lenda.



Compartilhamos todos os pequenos detalhes sobre o Festival de Hanukkah, incluindo sua história, quando, por que e como é celebrado e muito mais. Continue rolando!

Festival de Hanukkah: Quando é comemorado?



O significado hebraico da palavra Hanukkah significa dedicação. O festival judaico de oito dias este ano será comemorado a partir de 28 de novembro para 6 de dezembro .

Todos os anos, este festival começa no dia 25 de Kislev no calendário hebraico que geralmente ocorre no mês de novembro ou dezembro. A festa é celebrada acendendo-se as velas de um candelabro com nove ramos, seguido de comidas tradicionais, jogos e presentes.

Embora seja um feriado relativamente menor do ponto de vista religioso, o Hanukkah ganhou grande importância cultural em muitas partes do mundo, como a América do Norte, especialmente entre os judeus seculares.

Festival de Hanukkah: Aqui está a história do Hanukkah

Se voltarmos à história do Hanukkah, foi a fase turbulenta da história dos judeus que inspirou o Hanukkah.

Em algum lugar em 200 a.C., a Judéia, também comumente conhecida como a Terra de Israel, ficou sob o controle do rei selêucida da Síria, Antíoco III, que permitiu que os judeus residentes ali prosseguissem com sua prática da religião judaica.

No entanto, o filho de Antíoco III, Antíoco IV Epifânio, não era tão benevolente quanto seu pai e proibiu a religião judaica. Ele instruiu o povo judeu a começar a adorar deuses gregos de acordo com fontes antigas.

32 anos depois, em 168 a.C., os soldados de Antíoco IV Epifânio travaram guerra contra Jerusalém e mataram centenas e milhares de pessoas. Ele tratou o sagrado Segundo Templo da cidade com desrespeito ao erguer um altar a Zeus, o deus grego do céu, e sacrificar porcos dentro de suas paredes sagradas.

Você ficará surpreso ao saber que a história do Hanukkah não está na Torá, o corpo de sabedoria e lei contido nas escrituras judaicas como foi escrito antes dos eventos que inspiraram o feriado. No entanto, pode-se encontrá-lo no Novo Testamento, no qual Jesus assiste a uma Festa da Dedicação.

O sacerdote judeu Matatias e seus cinco filhos estavam na vanguarda quando uma rebelião em grande escala eclodiu contra Antíoco e o império selêucida. O filho de Matatias, Judá, também conhecido como Judá Macabeu, assumiu a liderança da batalha quando Matatias morreu em 166 a.C. Eles foram bem sucedidos em expulsar os sírios de Jerusalém em pouco menos de dois anos, confiando principalmente em táticas de guerra de guerrilha.

Judá então convocou seus seguidores para purificar o Segundo Templo. Ele então reconstruiu o altar do templo e acendeu sua menorá (o candelabro de ouro cujos sete braços representavam conhecimento e criação) que deveria ser mantido aceso todas as noites.

Hanukkah Festival: Milagre por trás por que é comemorado?

Judah Maccabee e vários outros judeus que participaram da rededicação do Segundo Templo testemunharam o que eles chamam de milagre de acordo com o Talmud, um dos textos mais centrais do judaísmo.

O que eles testemunharam foi nada menos do que um milagre, pois havia azeite incontaminado que era suficiente para manter as velas da menorá acesas por apenas um dia, no entanto, as chamas da vela continuaram piscando por oito noites consecutivas para que eles tivessem tempo suficiente para obter mais óleo para mantê-lo queimando.

Este evento milagroso inspirou os sábios judeus a anunciar oficialmente um festival de oito dias todos os anos. Há uma versão diferente da história no Primeiro Livro dos Macabeus que descreve uma celebração de oito dias que se seguiu à reinauguração, mas não há referência no livro sobre o milagre do óleo.

Outros fatos relacionados à Celebração do Festival de Hanukkah

De acordo com alguns historiadores modernos, eles oferecem uma explicação completamente diferente do conto do Hanukkah. Segundo eles, sob o governo de Antíoco IV, Jerusalém explodiu em uma grande guerra civil que dividiu os judeus em dois campos.

Um campo compreendeu completamente a cultura dominante da Síria, adotando assim os costumes gregos e sírios, enquanto o outro campo estava determinado a garantir que as leis e tradições judaicas fossem seguidas, mesmo que à força.

No final, os tradicionalistas venceram com a dinastia Hasmonean que foi liderada pelo irmão de Judah Maccabee. A dinastia Hasmonean e seus descendentes tinham o controle completo da terra de Israel dos selêucidas. Por quase 100 anos eles foram bem sucedidos em manter um reino judaico independente.

De acordo com a sugestão de alguns eruditos judeus, existe a possibilidade de que o primeiro Hanukkah possa ter sido uma celebração tardia de Sucot, que os judeus não puderam celebrar durante a Revolta dos Macabeus. Sucot é um dos feriados mais importantes da religião judaica que consiste em sete dias de festa, oração e festividades.

Festival de Hanukkah: Como é comemorado?

A celebração do festival de Hanukkah é cercada em torno do acender de uma menorá de nove braços, conhecida como hanukiah em hebraico. Após o pôr do sol, outra vela é adicionada à menorá em cada uma das oito noites do feriado.

A nona vela, chamada shamash (ajudante), é usada para acender outras velas. Os judeus recitam bênçãos durante este ritual e garantem que a menorá seja exibida com destaque em uma janela para lembrar os outros do milagre que inspirou o feriado.

Em uma referência indireta ao milagre do Hanukkah, os alimentos tradicionais do Hanukkah são fritos em óleo. Durante o feriado, a maioria das famílias judias prepara panquecas de batata, também conhecidas como latkes, juntamente com donuts recheados com geleia (sufganiyot).

Existem outros costumes que são seguidos na véspera do Hanukkah que inclui brincar com piões de quatro lados chamados dreidels e trocar presentes. Nas últimas décadas, este festival tornou-se um grande fenômeno comercial, especialmente na América do Norte, pois coincide com as férias de Natal.

No entanto, do ponto de vista religioso, ainda é um feriado relativamente menor, em que não há restrições para trabalhar, frequentar a escola ou outras atividades.

Então, como você vai comemorar o Festival de Hanukkah este ano? Compartilhe seus planos conosco!