O Ano Novo está chegando e o mundo inteiro está se preparando para recebê-lo. As pessoas se despedem e esperam o ano novo com todo o coração. Diferentes países celebram o Ano Novo de suas próprias maneiras doces. Por exemplo, o Japão dá as boas-vindas ao ano novo com muitos costumes e tradições antigas.





Sendo uma capital mundial de excesso de trabalho, os feriados de Ano Novo dão tempo suficiente ao povo do Japão para relaxar e celebrar o próximo ano com total emoção e entusiasmo.

Como os japoneses comemoram o ano novo?

Quer saber como os japoneses comemoram essa época do ano? Aqui estão seus famosos costumes e tradições:



  1. Jóia sem Kane

Todos os anos, na meia-noite de 31 de dezembro, os templos budistas de todo o país tocam os sinos dos templos. Essa prática é percebida 108 vezes. O evento é conhecido como Joya No Kane.

O número de sinos representa o número de desejos humanos. De acordo com a fé budista, esses desejos são a única razão para a dor e o sofrimento dos seres humanos. Essa tradição é realizada para afastá-los das emoções negativas do ano passado e acolher o novo com esperança e positividade.



  1. Kadomatsu

Este ritual consiste em decorar a fachada das casas japonesas com Kadomatsu. É feito com pinho, bambu e ameixa.

De acordo com várias lendas, Kadomatsu é a morada temporária dos Deuses que visitam para abençoar todos aqueles que decoram suas casas. A tradição é praticada durante uma semana inteira. No dia 15 de janeiro, Kadomatsu é queimado e os deuses são libertados.

  1. Kagami Mochi

Outra decoração japonesa para a celebração do Ano Novo inclui Kagami Mochi. É feito usando dois bolos japoneses redondos. O menor é colocado no topo do maior, e uma laranja amarga fica no topo desse arranjo.

Estes dois bolos de arroz simbolizam o ano que você deixou para trás e o ano que está à sua frente. A laranja no topo mostra a continuação de uma geração familiar para a próxima. Os japoneses quebram o mochi no segundo fim de semana do ano novo, depois cozinham e comem.

  1. Hagoita

Hagoita é referido como uma pá de madeira retangular. Foi originalmente usado para jogar Hanetsuki, badminton tradicional japonês.

De acordo com muitos mitos e histórias, Hagoita ajuda a afastar os maus espíritos. É decorado lindamente usando modelos 3D feitos de lã, seda e papel japonês washi. Hagoita representa rostos das famosas peças de teatro do Japão, como atores kabuki, gueixas e até lutadores de sumô.

  1. Oshotgatsu-kazari

As famílias no Japão também decoram seus espaços com Oshogatsu-kazari como parte da celebração do Ano Novo. Eles geralmente compreendem Kadomatsu, Kagami mochi e Shimekazari exibindo crenças variadas.

O momento desta decoração também tem um papel a desempenhar. De acordo com os moradores locais, se você se apressar para decorar sua casa apenas no último dia do ano, isso enfurecerá Deus e trará má sorte para todas as suas casas. Assim, não se apresse com uma decoração de uma noite e comece a montá-la antes dos dias anteriores ao último dia.

  1. Toshikoshi Soba

Depois de limpar e decorar suas casas de acordo com os rituais, a preparação do Toshikoshi Soba também faz parte da celebração do Ano Novo no Japão. Estes são os macarrões compridos que indicam um desejo geral de uma vida longa cheia de atenção aos detalhes e precisão.

Também é considerado um símbolo de deixar ir. Se você teve um ano ruim, a preparação de Toshikoshi Soba sugere que você deixe o passado para trás e dê boas-vindas ao novo ano com uma abordagem positiva. Seguir em frente pode ser doloroso, mas é igualmente fortalecedor.

  1. Nengajo

A família constitui uma grande parte das comemorações do Ano Novo neste país. É costume os parentes enviarem desejos uns aos outros por meio de cartões. Nengajo ou Nenga são as saudações de Ano Novo que os japoneses compartilham entre si neste dia especial. Os correios do país também fazem esforços especiais para garantir que o Nenga de todos seja entregue no dia de Ano Novo.

Tradicionalmente, Nengajo é enviado para chegar no dia 1º de janeiro e apresenta o símbolo do zodíaco animal do ano novo. Então, o que esses cartões incluem? O conteúdo dentro do carro é uma mensagem de felicitações para a família. Também inclui agradecer à família que fez algo especial por eles nos meses anteriores. Mas esses cartões não são enviados para as famílias que sofreram a morte de um membro da família.

  1. Hatsumode

Os japoneses também partem para Hatsumode durante os primeiros dias do ano novo no Japão. É a primeira visita ao santuário do ano. As pessoas visitam o santuário para rezar, fazer desejos, expressar gratidão e estocar amuletos da sorte.

Ao caminhar pelas estradas, você testemunhará que os templos budistas e os santuários xintoístas são decorados lindamente e animados neste dia. Você também verá uma atmosfera festiva ao redor deles, pois muitos vendedores montam suas barracas para os visitantes.

  1. Otoshidama

Otoshidama é percebido como a tradição mais emocionante para os jovens no Japão. Inclui dar dinheiro para as crianças de seus avós, pais e parentes. O dinheiro é um presente para o próximo ano.

O dinheiro é trocado entre os pequenos para mostrar apreço por seus esforços e trabalho duro na escola no ano anterior. Em geral, a quantidade de dinheiro começa em 5.000 ienes. Continua a aumentar à medida que a criança envelhece.

  1. Omikuji

Omikuji são representações de fortuna escritas em pequenas tiras de papel. Eles podem ser comprados nos templos e santuários por uma pequena taxa. O melhor Omikuji é Daikichi, e o pior é Kyou.

Essas fortunas são roladas para cima e dobradas para fazer parte do jogo de suspense. Se você receber um ruim, você deve tentar usar a mão menos dominante para amarrá-lo a uma cerca onde todas as más fortunas repousam. Esta prática significa que você deixou a má sorte para trás.

Não é à toa que o Japão é uma terra de culturas e tradições. Para saber mais sobre estilo de vida e histórias ao redor do mundo, fique conectado.