Na Grécia antiga, existem inúmeras histórias envolvendo deuses e deusas que eram uma parte importante do dia a dia das pessoas comuns. As histórias explicavam quase tudo relacionado a rituais religiosos e muito mais.





Ao contrário das informações fornecidas na Bíblia Sagrada, a mitologia em torno dos deuses gregos, deusas e sua narrativa não estava disponível para os gregos antigos por meio de uma compilação singular de textos. Durante a Idade do Bronze Micênica, os muitos personagens e suas histórias na mitologia grega foram carregados por tradições orais.



Top 13 deusas gregas antigas: Confira abaixo

Considerando esses fatores históricos, tentamos compilar uma lista das 13 principais deusas gregas antigas em nosso artigo. Role para baixo para todos os detalhes!

1. Atena

Atena é uma antiga deusa grega conhecida por sua sabedoria, artesanato e guerra. Ela é feroz no campo de batalha que sempre confia em lutar por justiça e retidão e não mostra cabeça quente.



Atena é uma divindade única que é muito popular entre deuses e mortais. Seu nascimento foi extraordinário, pois sua mãe, Metis, não a deu à luz. Quando sua mãe estava grávida, ela foi engolida por Zeus. Houve uma previsão de que o filho de Metis se tornaria o senhor dos céus.

No momento do nascimento de Atena, Zeus estava sentindo uma forte dor de cabeça e Atena então pulou de repente de sua cabeça. Ela estava totalmente crescida e coberta de armadura quando saiu. Dada sua influência na mitologia grega, você ficará surpreso ao saber que a cidade de Atenas recebeu o nome dela.

2. Hera

Hera é a deusa mais bonita entre todas e é conhecida por ser a deusa do casamento e do parto. Hera é a esposa do Deus supremo do universo, Zeus. De acordo com a mitologia grega, ela governa os céus do topo de seu trono que é feito de ouro.

Cronos, o antigo deus supremo, é seu pai que a engoliu temendo que ela fosse derrubada. Zeus então libertou Hera do estômago de seu pai. Zeus ficou impressionado com sua beleza e se apaixonou por ela. Hera resistiu às intenções de Zeus que tentou todos os truques para seduzi-la e depois caiu na armadilha de Zeus e apesar de ser sua irmã se casou com Zeus.

3. Ártemis

A deusa Ártemis é uma das deusas mais honradas entre as divindades gregas antigas. Ela é considerada a protetora das meninas. Ela é a deusa da caça, da lua, da virgindade, do parto e do deserto de animais selvagens.

Ela é popularmente conhecida por seu nome romano Diana. Ela é filha de Zeus, o deus do céu e do trovão no grego antigo. Leto, mãe de Ártemis, é uma deusa titã, que era a favorita do Senhor Zeus. Enquanto Zeus ainda era casado com Hera, Leto engravidou de Ártemis junto com seu irmão, Apolo.

4. Deméter

Deméter é a deusa da colheita e do grão. Ela é filha de Cronos e Rhea, que é considerada titãs proeminentes na Grécia antiga. Ela seguiu um caminho diferente, apesar de ser o primeiro deus do Olimpo, recusando-se a ficar confinada aos reinos do Monte Olimpo. Acredita-se que ela vivia perto de seus devotos que a veneravam e dependiam dela.

Ela tem o poder de abençoar as pessoas com ricas colheitas e segundo a mitologia grega, ela criou diferentes estações para o plantio das colheitas. Ela estava em um estado de melancolia e desgraça quando sua filha Perséfone foi sequestrada por Hades que fez com que as plantas murchassem e morressem.

5. Afrodite

Afrodite é a deusa olímpica do amor, da beleza e do prazer sexual. Para as pessoas que a adoram, ela é a 'amante do sorriso', e a 'aquela que adia a velhice', enquanto para os outros que não acreditam nela ela é 'a profana', 'a sombria', 'a condenação dos homens' , 'o assassino de homens.'

Ela é chamada de Vênus pelos romanos e, de acordo com o antigo poeta grego Hesíodo, Afrodite nasceu dos genitais castrados de Urano. Na época de seu nascimento, ela era a mulher mais bonita do universo. No entanto, de acordo com o autor de renome Homero, ela era filha de Zeus e Dione.

6. Reia

Rhea é uma deusa associada à maternidade e à fertilidade. O nome de Rhea implica facilidade e fluxo que é semelhante ao fluxo eterno de gerações e tempo. Ela é casada com Cronus, o deus titã do tempo e eles se tornaram o deus e a deusa dos céus.

Ela era filha de Urano e Gaia. Ela não era tão popular na Grécia antiga, mas era adorada por muitos na Arcádia e Creta, o local de nascimento de Zeus. Ela é mãe de seis filhos esplêndidos que também são conhecidos como os atletas olímpicos originais. Ela é descrita como uma deusa usando uma coroa de torre e acompanhada por leões em ambos os lados de seu trono.

7. Verão

Leto também é popularmente conhecida como a deusa da maternidade. Ela é filha de Phoebe, Deusa da inteligência oracular, e do Titan Coeus, Deus do intelecto. Ela é a mãe de Apolo e Ártemis.

De acordo com a mitologia grega antiga, Leto vivia na ilha de Kos. Zeus foi seduzido pela beleza de Leto e a engravidou, dando à luz os gêmeos Apolo e Ártemis. A esposa de Zeus, Hera, estava chateada e irritada com Zeus e por ciúmes ela proíbe Leto de dar à luz. Leto estava cheia de medo, ansiedade e estava com pressa de perseguir ao redor da terra para entregar o posto de sua gêmea que ela se refugiou na ilha de Delos.

8. Nêmesis

Nemesis é a Deusa da Vingança e Retribuição Divina. Na história do mundo antigo, seu papel é fundamental. O nome da deusa implica: Ela que distribui o que é devido.

Nemesis inflige punição a pessoas que cometem arrogância diante dos deuses como vingança. Seus outros nomes são Rhamnusia e Adrasteia. Ela é simbolizada pela ideia de raiva justa.

9. Hebe

Hebe é considerada a Deusa da juventude ou o melhor da vida . Ela é a filha mais nova de Zeus e sua esposa Hera. Na maioria das vezes ela é vista ao lado de seu pai, que se disfarça de águia. A representação de uma águia bebendo da taça que Hebe segura com ela significa o rejuvenescimento da águia com o elixir da juventude.

Hebe é muito popular tanto no período grego antigo quanto no período da arte pós-clássica. Por muitos anos, ela foi vista pintada várias vezes com a mesma águia icônica e um copo de arremesso.

10. Héstia

Héstia é a deusa do lar e do lar. Héstia desempenha um papel proeminente na Grécia antiga. De acordo com os historiadores, ela foi a primeira filha de Cronos e Réia e, portanto, a primeira a ser engolida por Cronos.

Tanto Poseidon quanto Apolo queriam se casar com Héstia quando os olímpicos subiram ao poder. No entanto, Hestia fez um voto de permanecer virgem por toda a eternidade e recusou a oferta. Héstia também é popular como a deusa da vida doméstica. Portanto, toda a felicidade e bênçãos domésticas são atribuídas a Héstia. Poucas pessoas acreditam que ela ensinou um homem a construir casas, portanto, uma pequena parte de Héstia mora em cada casa.

11. Eileithia

Eileithia era a deusa grega do parto e das dores do parto. Ela é conhecida por ajudar as mulheres a dar à luz e suportar as dores causadas durante o processo. Ela é muito atenciosa com os recém-nascidos. Como muitas mulheres grávidas morreram durante o parto, ela é muitas vezes referida como a deusa que causa a morte das mulheres no parto.

Eileithia tinha muitos santuários dedicados a ela em muitas partes da Grécia Antiga, o que implica que ela era muito importante entre as mulheres grávidas e suas famílias.

12. Éris

Eris é considerada a deusa grega do conflito e da discórdia. Ela é a filha mais velha de Dark Night (Nyx). Ela é conhecida por causar divisões, disputas e brigas entre as pessoas. Ela também era uma irmã do Deus Ares de acordo com a mitologia grega.

Eris geralmente é mostrada fofocando ou cantarolando e às vezes ela embeleza sua aparência para se envolver em fazer planos secretos e dissimulados para alcançar o sucesso.

13. Perséfone

Perséfone é a deusa da agricultura e da fertilidade e é filha da deusa Deméter. Hades estava loucamente apaixonado por Perséfone e a sequestrou para o submundo.

A deusa Demeter começou a procurar sua filha durante o dia e a noite, mas não conseguiu encontrá-la. Ela estava em um estado de melancolia e desgraça que fez com que as plantas murchassem e morressem. Zeus então ordenou que seu irmão Hades libertasse Perséfone, pois temia a diminuição dos sacrifícios dos mortais aos deuses.

Antes de retornar ao mundo dos vivos, Hades ofereceu 6 sementes de romã a Perséfone que a ligariam ao submundo por seis meses a cada ano.

Espero que você tenha achado nosso artigo sobre as 13 principais deusas gregas antigas informativo. Sinta-se à vontade para compartilhar conosco se deixamos de mencionar algum fato, indo para nossa seção de comentários abaixo.