Wanda Jovem, o famoso cantor americano e membro do grupo Motown dos anos 1960 The Marvelettes morreu em 15 de dezembro em Garden City, Michigan. Ela tinha 78 anos.





Sua filha Meta Ventress confirmou sua morte e disse que ela faleceu devido a complicações da doença pulmonar obstrutiva crônica.



O single de estréia de Marvelettes Please Mr. Postman lançado no ano de 1961 nos EUA foi um grande sucesso e na posição número um na parada de singles pop da Billboard Hot 100.

Lendário cantor americano de The Marvelettes morreu aos 78 anos



A Motown prestou homenagens ao lendário cantor no Twitter dizendo: Estamos muito tristes com a notícia da morte de Wanda Young das Marvelettes. Que impacto ela teve no mundo da Classic Motown e na vida de tantos. Seu legado continuará vivo.

Young nasceu no ano de 1943 em Inkster, Michigan. Young começou sua carreira na música depois que ela foi apresentada por sua amiga do ensino médio Gladys Horton para a audição.

Ela se juntou ao grupo The Marvelettes em 1961 após sua audição bem-sucedida. Georgia Dobbins, um membro original do grupo teve que cuidar de sua mãe doente, então ela deixou o grupo que foi preenchido por Young.

Dobbins, que faleceu no ano passado em 2020, co-escreveu o hit Please Mr. Postman, mas ela não cantou. Em 1961, o grupo de cantoras femininas The Marvelettes assinou um contrato com a Motown. Young forneceu vocais de fundo para o grupo e também cantou alguns sucessos de bilheteria dos anos 1960 como Beechwood 4-5789″ e Playboy.

Em 1963, Young se casou com o cantor de The Miracles, Bobby Rogers. Depois de dois anos, ela se tornou a vocalista do grupo.

Ela entregou vários hits como I'll Keep Holding On que estava em 34º lugar em 1965, The Hunter Gets Captured by the Game, que ficou em 13º lugar no ano de 1967, e My Baby Must Be a Magician em 17º lugar no ano 1968.

Em 1969, Young finalmente deixou o grupo Marvelettes e depois de dois anos em 1971, o grupo foi oficialmente dissolvido. Depois de deixar o grupo, Young queria tentar um solo no início dos anos 1970.

Young era viciada em álcool e também envolvida com vários anos de abuso de substâncias depois que ela deixou o grupo Marvelettes. Uma das razões para ser viciada em drogas e álcool é ver sua irmã morta a tiros na residência Inkster da família Young. Eventualmente, depois de alguns anos, ela deixou a música completamente e levou uma vida privada. Seu casamento de doze anos terminou em 1975.

Em 2013, o grupo The Marvelettes, incluindo Horton, Katherine Anderson, Juanita Cowart, Georgeanna Tillman e Young, foram indicados para entrar no Rock and Roll Hall of Fame.

Young deixa três filhos, vários netos e um bisneto, e quatro irmãos e quatro irmãs.