Você é um daqueles que gostam de pedras preciosas? Se sim, você está no lugar certo, pois vamos compartilhar aqui as 15 pedras preciosas mais raras do mundo.





Bem, há uma série de pedras preciosas e minerais no mundo da joalheria e até mesmo em nosso planeta Terra, o que é realmente muito raro. Poucos deles, como rubis, safiras, tipos selecionados de diamantes ou pérolas naturais perfeitas em forma redonda, provavelmente são conhecidos por todos nós.



No entanto, existem algumas pedras preciosas raras das quais você talvez nem tenha ouvido falar. Essas gemas ainda estão disponíveis para uso comercial, mas em quantidade muito limitada e são vendidas no mundo da joalheria a preços exorbitantes, tornando assim um sonho para um consumidor médio colocar as mãos nelas.

As pedras mais raras do mundo



A razão para certas pedras preciosas serem incrivelmente raras é porque:

  • Eles são encontrados apenas em um ou dois lugares neste planeta.
  • É realmente muito difícil minerá-los.

Lista das 15 gemas mais raras do mundo

Então, aqui vamos nós com nossa lista compilada das 15 gemas mais raras do mundo. Confira-os abaixo!

1. Amolite

A pedra preciosa rara Ammolite é uma pedra preciosa orgânica que é semelhante ao coral ou concha derivada de animais marinhos. Ele pode ser encontrado apenas em depósitos limitados nas Montanhas Rochosas dos Estados Unidos.

Ammolite é uma pedra preciosa valiosa devido à sua propriedade única que mostra belas inúmeras cores incandescentes, incluindo qualquer cor de arco-íris na pedra.

Além disso, a disponibilidade muito limitada da pedra faz da Ammolite uma pedra preciosa altamente valorizada. O interessante é que o preço dessa pedra preciosa é diretamente proporcional ao número de cores que ela exibe. Ou seja, quanto mais cores de exibição na pedra, maior o custo da pedra.

2. Tanzanita

A tanzanita é uma das pedras preciosas mais raras que pode ser encontrada apenas em um local - perto do sopé do Monte Kilimanjaro, na Tanzânia. Esta pedra preciosa é uma variedade azul do mineral Zoisita.

Na década de 1960, esta bela pedra preciosa foi encontrada pela primeira vez em quantidades comerciais. Com o apoio de joalheiros como Tiffany and Co., a pedra tornou-se muito popular e bem sucedida a partir de então.

Prevê-se também que esta pedra preciosa se torne mais cara, pois há apenas uma fonte de minas onde pode ser encontrada atualmente.

Além disso, se essas minas também secarem, você não poderá encontrar novas tanzanitas no mercado, a menos que haja alguma nova fonte. Como tal, a Tanzanita também é conhecida como pedra preciosa de uma geração.

3. Diamantes Vermelhos

Bem, os próprios diamantes têm um valor significativo como pedras preciosas raras. No entanto, os diamantes vermelhos, que são uma variação de cor dos diamantes, são considerados os mais raros e os mais caros.

Os diamantes vermelhos são preferidos por aqueles que procuram o melhor dos melhores, que carregam preços exorbitantes em leilões. O Moussaieff Red é considerado o diamante vermelho mais caro, que custa cerca de US $ 8 milhões.

4. Alexandrita

Alexandrita é uma pedra preciosa rara esmeralda que possui propriedades atraentes de mudança de cor. Esta bela pedra preciosa que é uma variação do Crisoberilo tem a capacidade de mudar sua cor com base na fonte da luz que incide sobre ela.

Para citar um exemplo, em uma pedra preciosa Alexandrita clássica pode-se ver a mudança de cor de verde à luz do dia para levemente vermelho-púrpura na luz incandescente.

Bem, chegando ao custo, as pedras preciosas alexandrita de alta qualidade carregam preços mais altos em comparação com os diamantes incolores. Você pode encontrá-los mais caros do que as esmeraldas, safiras e rubis comuns. Você pode ter que desembolsar mais de US $ 30.000 por quilate para colocar as mãos em um Alexandrita de alta qualidade.

5. Painite

Painite foi encontrado pela primeira vez no ano de 1951 pelo gemologista britânico Arthur Charles Davy Pain na Birmânia. Esta pedra preciosa rara chegou até ao Guinness Book of World Records, que mencionou a Painite como o mineral mais raro do mundo.

Bem, havia apenas dois espécimes desta pedra preciosa existentes na época. Além disso, o fato de apenas 24 gemas Painite terem sido encontradas em 2004 fala claramente sobre a escassez dessa gema.

Curiosamente, diz-se agora que existem mais de 1000 pedras preciosas Painite disponíveis, graças a Mianmar que abriu algumas minas nos últimos anos para produzir esta pedra preciosa. No entanto, mesmo esse número parece muito pequeno em comparação com 133 milhões de quilates de diamantes (aproximadamente) produzidos todos os anos.

Um quilate de Painite custa mais de US $ 60.000, o que mostra o quão caro é de fato!

6. Musgravita

Musgravite passou a ser uma pedra preciosa desconhecida até sua descoberta no ano de 1967. Esta pedra preciosa rara e bonita foi encontrada pela primeira vez em Musgravite Range no sul da Austrália. Mais tarde, essas gemas azul-escuras também foram descobertas em quantidades muito limitadas na Antártida, Madagascar e Groenlândia.

Bem, para sua surpresa, apenas oito espécimes de pedras preciosas Musgravita foram reconhecidos pelo Instituto Gemológico da América a partir de 2005 neste planeta, que eram puros e suficientemente grandes para serem cortados em forma.

7. Larimar

Essas raras pedras preciosas Larimar só podem ser encontradas perto da cordilheira da República Dominicana, no Caribe. As pedras de Larimar são uma variedade de pectolite mineral de silicato. A cor dessas gemas varia de branco, azul-claro, azul-esverdeado a azul profundo.

As pedras de Larimar entraram no centro das atenções em 1974 depois de serem redescobertas e nomeadas por Miguel Méndez como Larimar – Larissa é o nome da filha de Miguel e mar é a palavra espanhola para mar. A partir da década de 1970, começou ali a mineração propriamente dita de Larimar. No entanto, Larimar é considerada uma pedra preciosa extremamente rara, pois é extraída apenas em um lugar.

8. Taaffeite

Esta pedra preciosa rara recebeu esse nome depois que foi descoberta por Richard Taaffe. Bem, Taaffeite é muito semelhante ao espinélio e torna-se difícil identificá-lo também.

Richard Taaffe encontrou uma gema lapidada e polida, Taaffeite, em uma joalheria em Dublin, Irlanda, no ano de 1945. Na verdade, ele tinha uma pedra preciosa que pensava ser espinélio, mas quando a levou ao joalheiro em Dublin, foi identificada como uma pedra preciosa. pedra preciosa rara e foi revelado ao mundo como Taaffeite.

Após sua descoberta, muitos outros espécimes de Taaffeite foram encontrados na coleção de gemologistas. E então a principal fonte dessas raras pedras preciosas foi encontrada no Sri Lanka, enquanto algumas pedras eram da China e da Tanzânia.

Além disso, até a data, apenas 50 pedras preciosas Taaffeite foram encontradas, tornando-as uma das pedras preciosas mais raras do planeta.

9. Jadeíta

As pedras preciosas de jadeita são a variedade mais rara e mais cara de jade, enquanto a outra variedade é a nefrita. Esta pedra preciosa em tons de verde é uma pedra preciosa antiga nas lendas chinesas, maias e maoris.

A cor desta pedra preciosa varia do branco ao verde-maçã pálido ao verde-jade profundo. No entanto, você também pode encontrar Jadeite em algumas outras cores, como verde-azulado, rosa e lavanda, além de várias outras cores raras.

10. Berilo Vermelho

O Berilo Vermelho é uma variedade extremamente rara da família dos berilos, sendo a esmeralda e a água-marinha as suas variedades mais conhecidas. Esta pedra preciosa obtém sua cor vermelha a partir de vestígios de manganês. Bixbite, Red Emerald e Scarlet Emerald são os outros nomes dados a Red Beryl.

De acordo com o Utah Geological Survey, apenas um cristal de berilo vermelho é encontrado para cada 150.000 diamantes com qualidade de gema. Red Beryl é encontrado em alguns locais em Utah, Novo México e México.

Devido aos desafios de mineração desta pedra preciosa rara, o Red Beryl é considerado 8.000 vezes mais raro do que os rubis vermelhos semelhantes (os próprios rubis vermelhos são pedras preciosas extremamente raras).

11. Opala Negra

As opalas negras que são pedras preciosas excepcionalmente raras são encontradas apenas nas minas Lightning Ridge de Nova Gales do Sul, Austrália. As opalas negras são de cor preta profunda ou azul escura, o que parece impressionante devido à variedade de cores do arco-íris que emitem luz à medida que a pedra se move.

Usando essas pedras preciosas raras, pode-se criar belas jóias exclusivas, bem como anéis que se destacariam em uma classe à parte. No entanto, as opalas negras têm preços enormes devido à sua raridade. 'Aurora Australis' é uma das gemas de opala negra mais caras, encontrada em 1938. A opala de 180 quilates foi avaliada em AUS $ 1.000.000 ou 763.000 USD em 2005.

12. Grandidierita

Este mineral azul-esverdeado extremamente raro foi encontrado pela primeira vez em Madagascar pelo mineralogista francês Alfred Lacroix em 1902. Foi nomeado Grandidierita em homenagem ao explorador francês Alfred Grandidier.

A grandidierita é encontrada em vários lugares do mundo, no entanto, as pedras com qualidade de gema foram produzidas apenas em Madagascar e no Sri Lanka a partir de agora.

13. Benitoit

As pedras preciosas de benitoíta só podem ser encontradas perto do rio San Benito, na Califórnia, também em quantidades muito limitadas.

Essas raras pedras preciosas de cor azul profundo refletem uma impressionante dispersão de luz semelhante ao fogo, que é mais atraente do que as de muitos diamantes. Essas pedras preciosas geralmente estão disponíveis em tamanhos pequenos.

14. Pó

Poudretteite é uma bela pedra preciosa de cor rosa claro que foi encontrada em Mont St. Hilaire, em Quebec, Canadá na década de 1960.

No entanto, o interessante é que a primeira Poudretteite com qualidade de gema foi encontrada em 2000 na Birmânia. Esta pedra preciosa de 9,41 quilates está exposta no Museu Smithsonian.

15. Jeremejevite

A rara pedra preciosa Jeremejevite foi encontrada pela primeira vez no Lago Baikal, na Sibéria, no ano de 1833. Essas pedras preciosas extremamente impressionantes também foram encontradas na Namíbia, no entanto, em muito poucas quantidades.

Dificilmente alguém deve ter ouvido falar deste Jeremejevite porque essas pedras preciosas são extraídas em quantidades muito limitadas. Normalmente, os cristais de Jeremejevite são incolores, brancos ou em tons mais claros de amarelo e azul.

Bem, qual pedra preciosa da nossa lista você achou mais atraente? Compartilhe seus comentários em nossas seções de comentários.