Maria Victoria Henao era a esposa de um traficante colombiano Pablo Escobar. Maria, que se casou com Pablo Escobar aos 15 anos, compartilhou um relacionamento de 17 anos com ele até sua morte. Pablo Escobar foi estimado em acumular uma enorme riqueza de US $ 30 bilhões antes de ser morto, o que é comparável a US $ 64 bilhões em poder de compra em 2021. Para o mundo inteiro, Escobar pode ser um criminoso, mas para Maria, ele era seu príncipe encantado que amava e mimou-a como uma princesa.





Tudo sobre Maria Victoria Henao

O início da vida de Maria Victoria

Maria Victoria nasceu em uma pequena aldeia na Colômbia no ano de 1961. Ela tinha dois irmãos e gostava de dançar.



A relação de Maria Victoria com Pablo Escobar

O irmão de Maria, Carlos, era um traficante de drogas que trabalhava para Pablo Escobar. Aos 13 anos, ela conheceu Pablo Escobar pela primeira vez no ano de 1974 através de seu irmão Carlos. Mais tarde, ela se apaixonou por Pablo, que era 11 anos mais velho que ela, pois Pablo costumava seduzi-la e dava muitos presentes toda vez que se encontravam. Quando sua família levantou objeções ao relacionamento deles, pois sabiam da atividade criminosa de Pablo, ambos decidiram fugir secretamente e se casar. Ela se tornou mãe um ano após o casamento, quando tinha apenas 16 anos. Ela descreveu Escobar como Carinhoso, Cavalheiro em seu livro intitulado Minha Vida com Pablo e em referência ao relacionamento deles ela escreveu, Ele me fez sentir como uma princesa das fadas e eu estava convencida de que ele era meu Príncipe Encantado.



Ela tem um segundo filho depois de sete anos em 1984. Embora Maria e Pablo estivessem se divertindo após o casamento, Pablo estava tendo casos extraconjugais com muitas mulheres, e seu caso com a escritora colombiana e jornalista Virginia Vallejo era bem conhecido por ser a primeira jornalista de televisão que deu a entrevista de Pablo.

Enquanto Pablo era apelidado de O Rei da Cocaína, e ele era o criminoso mais rico da história, Maria tinha a impressão de que ele estava no ramo imobiliário. Durante seus primeiros anos de casamento, Pablo não revelou seu trabalho para ela, embora ela suspeitasse que ele estava longe de casa por muitos dias e estava recebendo grandes somas de dinheiro quando voltou. Ela ficou chocada ao saber sobre seu tráfico de drogas e atividade criminosa quando ele foi preso em 1977. Maria ainda continuou seu relacionamento com Pablo até seu assassinato brutal em 1993. Ela não estava interessada em fazer parte dos negócios criminosos de seu marido inicialmente e começou a crescer o ódio para qualquer coisa relacionada ao mundo de seu marido. Ela estava chateada com os múltiplos casos de seu marido com muitas mulheres.

Pablo Escobar morto pela polícia:

Durante seus 17 longos anos de relacionamento, ela passou por muita dor junto com todo o país da Colômbia devido aos atos de seu marido. Ela não podia procurar ajuda de sua família, pois terminou seu relacionamento com seus familiares para se casar com ele. Apesar de tudo isso, ela não o abandonou, pois poderia ter pensado que seria impossível sobreviver sem o apoio de Pablo.

Pablo esteve envolvido no assassinato do ministro da Justiça Rodrigo Lara Bonilla e do candidato presidencial Luis Carlos Galán. Quando Maria ficou sabendo desse arranjo, ela narrou em seu livro que, eu sabia que naquele dia estávamos em uma grande confusão. A minha vida, a vida dos meus filhos vai ser difícil. Ela estava sob constante medo de ser morta pelos inimigos de seu marido.

Em 1993, Pablo Escobar leu na parede que ele poderia ser morto a qualquer momento, então ele disse a Maria que se mudasse com seus filhos para um lugar seguro sob a proteção do governo. Pablo Escobar morreu em um tiroteio em um telhado na Colômbia pela polícia. A polícia rastreou sua localização exata rastreando sua transmissão de telefone celular com a ajuda da equipe colombiana de vigilância eletrônica. No entanto, o filho de Maria, Juan Escobar, acredita que seu pai cometeu suicídio e tirou sua vida.

A vida de Maria Victoria após a morte de Pablo

A vida ficou muito complicada para Maria e seus filhos após a morte de Pablo. Enquanto os colombianos e pessoas de outras partes do mundo se regozijavam com a morte de Pablo Escobar, Maria e sua família lamentavam sua morte em silêncio e com medo. Ela queria se estabelecer em alguma cidade e viver uma vida pacífica, mas a reputação de Pablo a seguia. Então ela teve que se mudar de um lugar para outro continuamente para manter sua família segura. Ela costumava até usar nomes anônimos para ela e seus filhos e se mudou para a Argentina. Apesar de tomar precauções extras mantendo um perfil discreto para esconder sua identidade, ela e seus familiares foram presos no ano de 1999. A polícia os autuou por roubo e lavagem de dinheiro.

A investigação policial alegou que Maria sabia do segredo comercial de Pablo e também estava envolvida no tráfico de drogas. No entanto, ela negou afirmando que eram alegações infundadas e que ela era apenas sua esposa e não estava envolvida em nenhum de seus negócios ilegais. Devido à falta de provas disponíveis com a polícia, eles tiveram que libertar Maria e seus filhos após 15 meses. Eles foram presos novamente mais tarde por ajudar um traficante de drogas na lavagem de dinheiro.

O filho de Maria, Juan Escobar, trabalha como conferencista e é autor de um livro intitulado Pablo Escobar: Meu Pai. Maria agora mora em um apartamento junto com o filho e a sogra. Sua filha cortou os laços com a família e fica separada. Depois de manter o silêncio por quase duas décadas, recentemente em uma entrevista concedida à Rádio W da Colômbia em 2018, Maria Victoria Henao pediu desculpas em nome de seu marido por suas atividades criminosas e terroristas que criaram estragos na vida de muitos cidadãos.

Quer saber o que aconteceu com o dinheiro de Pablo Escobar?

Pablo reservou uma quantia enorme de dinheiro para cuidar de sua família, mas esse dinheiro nunca chegou onde deveria estar e continua sendo um mistério. Poucas de suas propriedades e outros bens foram apreendidos pela autoridade legal. No entanto, muitos ativos tangíveis como ouro, platina e dinheiro não puderam ser rastreados. Maria Victoria Henao lembra do chefão Pablo Escobar como um marido amoroso e atencioso. Ela manteve seu relacionamento com ele nos bons e maus, apesar de saber sobre sua infidelidade.

María Victoria Henao atualmente vive em um apartamento em Buenos Aires, Argentina com seu filho e a mãe de Pablo com uma nova identidade María Isabel Santos Caballero.