Você já se perguntou por que a água do oceano é salgada em comparação com a água do lago ou do rio? Se você estava esperando pela resposta, role para baixo, pois divulgaremos as razões por trás disso.





Existem duas fontes de sal no oceano – uma é da chuva que lava os íons minerais da terra para a água e outra é das aberturas no fundo do mar. A principal fonte de sal dissolvido na água do mar são as rochas em terra. Sempre que a água da chuva cai em terra, ela erode as rochas, pois é levemente ácida.



O dióxido de carbono presente no ar é dissolvido na água da chuva tornando-a ligeiramente ácida. Esse processo libera íons e é levado pela água da chuva para os rios que acabam desembocando no oceano.

Aqui está por que a água do oceano é salgada?



Vários desses íons dissolvidos são consumidos pelos organismos no oceano como animais marinhos, plantas e são removidos da água. Enquanto ainda restam poucos íons cujas concentrações aumentam com o tempo.

A outra fonte de sais no oceano são os fluidos hidrotermais que vêm de respiradouros no fundo do mar. O calor causado pelo magma do núcleo da Terra provoca uma série de reações químicas.

Por causa dessas reações químicas, a água coleta diferentes metais como ferro, zinco, cobre das rochas próximas e tende a perder oxigênio, magnésio e sulfatos. A água aquecida, transportando minerais com ela, é liberada através de aberturas no fundo do mar. Além disso, devido a erupções vulcânicas submarinas, o sal é lançado diretamente no oceano.

Existem vastos depósitos de sal nas cúpulas de sal que também contribuem para a salinidade do oceano. Essas cúpulas de sal são geralmente encontradas no subsolo e no fundo do mar, onde o sal é formado em escalas de tempo geológicas. Estes são comuns em toda a plataforma continental do noroeste do Golfo do México.

De acordo com estimativas, rios e córregos que fluem apenas dos EUA liberam cerca de 225 milhões de toneladas de sólidos dissolvidos e 513 milhões de toneladas de sedimentos em suspensão em um ano no oceano.

O sódio e o cloreto são os íons mais prevalentes encontrados na água do mar, que compõem aproximadamente 85% de todos os íons dissolvidos no oceano. Outros 10 por cento são por causa do magnésio e sulfato. Resto é por causa de outros íons que são encontrados em proporções muito pequenas.

A concentração de sal na água do mar difere com base na temperatura, evaporação e precipitação. Geralmente é muito baixo no equador e nos pólos, enquanto é alto nas latitudes médias. A salinidade média é estimada em cerca de 35 partes por mil. Dito de outra forma, cerca de 3,5% do peso da água do mar vem de sais dissolvidos.

Os corpos d'água isolados tornam-se mais salgados pelo processo de evaporação. O exemplo clássico disso é o Mar Morto, localizado entre Israel e Jordânia, no sudoeste da Ásia. O alto teor de sal aumenta a densidade da água por causa da qual o corpo humano flutua no Mar Morto em comparação com o oceano.

Quais são seus pensamentos sobre este tema? Compartilhe seus comentários em nossa seção de comentários abaixo!