Desde que nos lembramos, houve uma grande franquia que dominou o mundo do Wrestling e seu nome é World Wrestling Entertainment, ou como todos conhecemos WWE.





WWE RAW e SMACKDOWN foram os dois principais shows que atraíram um público mais jovem. No entanto, agora há alguma competição surgindo para a franquia. AEW aka All Elite Wrestling está procurando fazer seu nome no segmento de wrestling.

AEW teve seu primeiro grande evento com CM Punk vencendo no confronto contra Darby Allin. Esta foi a primeira aparição de CM Punk em mais de sete anos e os fãs ficaram extremamente empolgados em ver o GTS depois de tanto tempo.



Com outros nomes importantes como Daniel Bryan e The Sting, a AEW certamente anunciou sua presença, mas será que eles serão capazes de manter esse nível de audiência para competir com a WWE, permanece uma dúvida.

Para ter uma visão melhor de ambas as franquias, vejamos algumas áreas onde podemos identificar diferenças em seus estilos operacionais.



1) Burocracia e Restrições

Desde o início, a WWE tem sido mais restritiva em termos de dinâmica no ringue, bem como promoção que está sendo feita para envolver os espectadores. Muitos lutadores não tinham permissão para empurrar certas coisas que eles queriam tentar.

Mesmo se você falar em termos de promos, há muitos cortes e scripts que entram nos vídeos da WWE. A AEW, por outro lado, oferece mais liberdade para suas estrelas em manter a autenticidade de seu personagem, o que o torna mais atraente para os fãs.

2) Público-alvo

A WWE está na indústria há algum tempo e seu objetivo desde o início tem sido manter sua classificação PG. A AEW, por outro lado, está se concentrando muito mais na faixa etária de 18 a 40 anos.

A ex-estrela da WWE Kurt Angle também recomendou o mesmo curso de ação. Ele acredita que na WWE há muita pressão dos donos para manter o conteúdo PG-Rated.

A ex-estrela da WWE Kurt Angle acredita que a AEW está no caminho certo em termos de capturar o público

Ele acredita que a verdadeira oportunidade aqui é envolver os jovens adultos em vez de crianças mais novas. Isso é uma coisa que a WWE está perdendo e a AEW planeja usar o mesmo modelo operacional, mas para atingir uma faixa etária diferente de espectadores.

3) Diferença de tamanho

Vince McMahon ao longo dos anos estabeleceu um padrão geral de construção para seus campeões. Ele prefere alguém com uma forte construção porque é por isso que quando alguém como AJ Styles ou CM Punk se torna o campeão, isso excita mais o público.

A WWE é chamada de Land of Giants, enquanto a média dos campeões mundiais da AEW tem cerca de 6'0 pés. No entanto, não seria justo dizer que a AEW está se inclinando para caras menores, pois eles também estão procurando adicionar profundidade com as adições de Jake Hager, Lance Archer e Wardlow.

4) Relacionamento com a Gerência

Seja no Wrestling ou em qualquer outra indústria, o relacionamento de indivíduos-chave com sua gestão é de extrema importância. Na WWE, os lutadores não estão nos melhores termos com a gestão, pois Vince McMahon sempre manteve um estilo de liderança autoritário na empresa.

Por outro lado, Tony Khan da AEW assinou com CM Punk, Daniel Bryan e Adam Cole com base em apertos de mão e conversas. Tony Khan corroborou os rumores com sua declaração sobre a chegada de CM Punk.

Acho que todos vocês já ouviram a história, que é verdade, que Punk não assinou nada até aquela noite. Mas nós tivemos um aperto de mão e eu confiei nele. É a mesma coisa com Bryan. Acho que Bryan acabou de assinar. Eu confiei nele.

Isso mostra que a AEW está disposta a construir uma nova atmosfera onde os lutadores se sintam empoderados.

5) Eventos principais e base de visualizadores

Comparar a AEW com a WWE em termos de base de espectadores não seria justo porque eles estão no mercado há apenas 3 anos, enquanto a WWE existe nos últimos 68 anos. No entanto, a AEW está penetrando o alcance entre a faixa etária de 18 a 40 anos e até venceu a WWE nos últimos meses.

No entanto, em termos de diversidade, a WWE tem uma gama muito mais ampla de eventos sob seu guarda-chuva. A melhor parte da WWE é como alguns de seus eventos são interessantes, como o Royal Rumble, a Elimination Chamber e como você pode esquecer a Wrestlemania.

Levará muito tempo para a AEW atingir esse nível. Outra preocupação é a representação das mulheres na AEW e que seja um ponto chave para a organização em seus esforços de diversificação.

AEW certamente conseguiu mover algumas sobrancelhas à medida que a pressão aumenta na WWE

No geral, você poderia dizer que seria melhor para a AEW continuar crescendo no Wrestling, em vez de se concentrar no entretenimento como a WWE faz. Eles não deveriam ter uma abordagem negativa em relação à competição, como o Impact fez em relação à WWE.

Se você olhar logicamente, a presença da AEW ajuda a melhorar a competição na indústria porque estava sendo completamente dominada e até os lutadores sentiram como se estivessem de mãos atadas.

Mas agora eles têm uma alternativa, pois seguem os passos de CM Punk e Daniel Bryan, mudando para a AEW. Ficar cara a cara com o maior do mundo é uma tarefa difícil, mas a AEW conseguiu causar uma boa primeira impressão.

CM e Daniel Bryan para pavimentar o futuro da AEW

Esta competição contínua entre os dois levará a momentos muito emocionantes para os fãs. Com a AEW querendo roubar o show, haverá mais pressão sobre a WWE para melhorar seu jogo e apresentar algum conteúdo deslumbrante para os fãs.

Se eles não o fizerem, podemos ver o início de outra organização do tipo WCW na forma de AEW. No entanto, o foco da AEW deve ser manter sua identidade, continuar impulsionando o talento local e conquistar mais participação de mercado em termos de audiência.