Compositor americano, compositor, autor e letrista vencedor do Oscar Marilyn Bergman morreu em 8 de janeiro em sua casa em Los Angeles. Ela tinha 93 anos.





Ela colaborou com seu marido Alan Bergman e o casal juntos escreveram músicas e letras para vários shows, celebrando produções de televisão, cinema e teatro. O casal de compositores era conhecido como especialista em baladas.



De acordo com seu agente, ela deu seu último suspiro na presença do marido e da filha no sábado. Sua morte foi por causa de insuficiência respiratória.

Morreu Marilyn Bergman, a letrista que conquistou Grammy e Oscar



Norman Lear, criador de Maude e Good Times, lembrou o falecido letrista ao twittar: Para aqueles de nós que amam as letras dos Bergmans, Marilyn leva um pouco nossos corações e almas com ela hoje.

O casal escreveu sucessos para muitas celebridades de Hollywood como Barbra Streisand, Fred Astaire e Frank Sinatra. Os Bergmans receberam 16 indicações ao Oscar e ganharam três delas.

A primeira foi para a música The Windmills of Your Mind do filme The Thomas Crown Affair lançado no ano de 1968 seguida pela música The Way We Were do filme de mesmo título de Barbra Streisand lançado no ano de 1973.

O terceiro prêmio foi para o álbum da trilha sonora Yentl lançado no ano de 1983, que foi arranjado e conduzido pelo compositor francês Michel Legrand.

O casal ganhou muitos prêmios Grammy e Emmy em sua carreira de mais de quatro décadas. Eles foram introduzidos no Songwriters Hall of Fame no ano de 1980.

Marilyn se tornou a primeira mulher a ser eleita presidente e presidente do conselho da Sociedade Americana de Compositores, Autores e Editores (ASCAP) no ano de 1985.

Marilyn nasceu no ano de 1928 em Brooklyn, Nova York. Ela nasceu no mesmo hospital que seu marido. Marilyn ingressou na High School of Music & Art em Nova York para estudar música, onde costumava tocar piano para o letrista Bob Russell. Ela então estudou psicologia e inglês na Universidade de Nova York.

Quando estava na faculdade, Marilyn se machucou ao cair e quebrou os ombros. Como ela não era capaz de tocar piano por causa da dor, ela começou a falar as letras das músicas em um gravador. Ela conheceu Alan em Los Angeles e se casou em 1958. Sua filha Julie Bergman Sender é produtora de filmes.

Quincy Jones, produtor dos EUA, prestou homenagens no Twitter dizendo: Minha querida, querida, linda Marilyn Bergman, perder você esta manhã, tão perto de nosso irmão Sidney, está me esmagando. Você, junto com seu amado Alan, foi o epítome da crença de Nadia Boulanger de que um artista nunca pode ser mais ou menos do que é como ser humano.

Ela acrescentou: A arma secreta para suas composições... o amor incondicional em seu coração por sua família, amigos e comunidade. Suas letras são uma extensão do seu ser. Nós compartilhamos tanto da vida juntos... músicas, risos, amor e abraços, e cada minuto era pura alegria.

Marilyn deixa o marido, Alan, de 96 anos, e a filha Julie Bergman Sender.