Construída há mais de 2.000 anos, a Partenon templo é dedicado à deusa grega Atena. O Partenon é um dos templos mais antigos do mundo. Senta-se na colina da Acrópole, na Grécia, desde meados do século V.





O Partenon, que é um dos maiores monumentos culturais do mundo, foi construído por Ictinus e Callicrates, instruídos por Péricles. Demorou mais de uma década para construir o Parthenon. Vamos entrar em alguns fatos interessantes e surpreendentes sobre o Partenon!

O Partenon – Aqui estão 10 fatos surpreendentes do templo



Listamos 10 fatos surpreendentes relacionados ao grande templo do Partenon.

1. Origem do nome Parthenon

O templo do Partenon recebeu o nome da palavra grega παρθενών Parthenos, que implica um epíteto que significa Virgem e também apartamentos de mulheres solteiras. Há uma crença entre os gregos de que Parthenos está relacionado especificamente a uma sala dentro do templo, mas não tenho certeza exatamente de qual sala é. Como existem diferentes teorias, é bem possível que as donzelas tenham ajudado na obtenção desse nome que participavam de sacrifícios para agradar a deusa Atena.



2. Parthenon serviu para fazer parte de diferentes religiões

O templo do Parthenon passou por muitas transformações de templo grego para igreja e mesquita e agora museu aberto durante sua longa história. Até o século V d.C., o templo era dedicado à deusa Atena e era adorado pelos Fiéis dos Deuses do Olimpo, que a consideravam sua padroeira.

Por volta de 590 dC, a religião do cristianismo estava se expandindo rapidamente em todo o mundo e eles estavam em fúria para conquistar deuses antigos. Os seguidores do cristianismo começaram a renomear e construir uma igreja nas ruínas do antigo templo. O Parthenon se transformou em uma igreja cristã que foi inicialmente dedicada a Hagia Sophia e depois à Virgem Maria.

Na década de 1460, durante os anos do domínio otomano, foi transformada em mesquita. Atualmente, serve como um museu “aberto” onde pessoas de todas as esferas da vida, independentemente de casta, credo ou religião, são bem-vindas. Embora tenha sido uma jornada de aventura do templo desde a sua criação, nunca perdeu seu status religioso.

3. Havia algum outro templo antes do Parthenon

O local do templo Parthenon foi construído em cima de um antigo templo dedicado a Atena. Alguns historiadores referem-se a isso como Pré-Parthenon ou Old Parthenon. Aproximadamente 2600 anos atrás, no século 6 aC, um novo templo foi construído, decorado com esculturas que são exibidas no Museu da Acrópole.

O templo de mármore mais antigo estava em construção quando foi destruído em 480 aC pelos persas na guerra persa. Foi deixado em ruínas por mais de 30 anos e depois os gregos decidiram reviver o local. O Parthenon que vemos atualmente foi concluído em um tempo recorde de nove anos quando a construção começou em 447 aC. As obras de decoração do templo foram feitas entre 438 aC a 432 aC

4. O Partenon é Resistente a Terremotos

Já se perguntou como esse grande templo sobreviveu por mais de 2 milênios no topo de um terreno muito sismogênico? O segredo por trás disso é que o Partenon é resistente a terremotos. De acordo com pesquisas de arqueólogos, o Partenon possui blindagem anti-sísmica tripla, embora a estrutura não tenha fundamento.

5. Uma parte de seus Maiores Tesouros está no Museu Britânico de Londres

Thomas Bruce, nobre escocês, 7º Conde de Elgin removeu 50% das esculturas sobreviventes restantes do Partenon quando o Império Otomano governava a Grécia. Ele começou a transportar essas esculturas por via marítima para a Grã-Bretanha alegando que tinha permissão dos otomanos. Estes podem agora ser encontrados no Museu Britânico. Os mármores do Parthenon, também conhecidos como mármores de Elgin, são um dos melhores exemplos da escultura grega clássica. Por quase mais de 30 anos, o governo grego tem feito campanha para que o Museu Britânico devolva as esculturas à Grécia.

6. Você tem uma réplica adequada do Parthenon nos Estados Unidos

Não é preciso viajar até a Grécia para testemunhar o incrível Partenon. Há uma réplica em tamanho real com detalhes meticulosos localizada no Centennial Park, em Nashville, Tennessee. Esta réplica foi construída no ano de 1897 como parte da Exposição do Centenário do Tennessee. William Crawford Smith é o arquiteto da réplica do Parthenon. As decorações foram pintadas nas mesmas cores do Partenon original e as réplicas de gesso são moldadas diretamente dos originais.

7. Acreditava-se que o Partenon era bastante colorido

Com base nos dados coletados por alguns historiadores e arqueólogos, é bastante evidente que o Parthenon era de fato bastante colorido ao contrário do que vemos hoje apenas na cor branca. Alguns anos atrás, quando as esculturas durante a escavação sistemática de sítios gregos antigos, havia vestígios visíveis de superfícies coloridas. Há um debate em andamento entre os historiadores de arte eruditos se era branco ou colorido com base nas descobertas. De fato, um arqueólogo alemão com a ajuda de câmeras de última geração, lâmpadas de alta intensidade e luz ultravioleta provou que todas as esculturas do Parthenon eram pintadas.

8. O Partenon era uma jóia da coroa da arquitetura grega

O templo do Parthenon é um dos edifícios mais emblemáticos do mundo e é considerado o melhor exemplo da arquitetura grega. O Partenon é um templo dórico octastilo peripteral que possui características arquitetônicas exemplares. O templo tem oito colunas em cada extremidade (octastyle), enquanto dezessete colunas existem nas laterais. No geral, o Partenon foi construído incluindo 46 colunas externas e 23 colunas internas. Cada coluna compreende 20 flautas. Grandes telhas de mármore sobrepostas conhecidas como imbrices e tegulae foram usadas para cobrir o telhado.

9. Uma grande parte do local foi destruída durante a Grande Guerra Turca

O Partenon foi devastado durante a Grande Guerra Turca entre o Império Otomano e uma aliança conhecida como Liga Sagrada. Os otomanos usaram o local para despejar seu depósito de munição durante a guerra. A ideia de despejar a munição acabou sendo desastrosa, pois os venezianos bombardearam a área que causou a explosão da munição e, assim, causando enormes danos ao Partenon e suas esculturas.

10. O custo de construção do Parthenon é equivalente a 469 navios de guerra

Você pode imaginar quanto custou para construir o grande Parthenon cujas colunas são construídas de mármore enquanto a base é feita de calcário! A construção do Parthenon custou ao tesouro ateniense 469 talentos de prata. Embora seja quase impossível criar um equivalente moderno para essa quantia de dinheiro, pode ser útil observar alguns fatos. Um talento era o custo para construir um trirreme, o navio de guerra mais avançado da época, de acordo com o site Ancient-greece.org.

Espero que tenha gostado do artigo sobre o grande templo do Parthenon e seus fatos incríveis!