Meta, anteriormente conhecido como Facebook, não anunciou os headsets Oculus Quest 3 e Oculus Quest Pro VR na CES este ano, mas já sabemos sua data de lançamento antecipada, recursos, preço e muitas informações interessantes sobre ele.





A gigante da tecnologia renomeará o sucessor do Oculus Quest 2 como Meta Quest 3, possivelmente, enquanto o Project Cambria, revelado no ano passado, poderia ser o codinome do Oculus Quest Pro, como sugerem os últimos rumores.



Os próximos anos parecem muito empolgantes, pois a Meta competirá com a Apple com seus fones de ouvido VR. Anteriormente, os entusiastas da tecnologia acreditavam que haveria um único lançamento, mas as atualizações mais recentes sugerem que a Meta lançará dois fones de ouvido VR, um em 2022 e outro em 2023.

Se os planos mudarem, também podemos vê-los chegando juntos. No entanto, faria mais sentido se a empresa os lançasse separadamente, pois ambos apresentarão especificações e recursos diferentes.



Data de lançamento do Oculus Quest 3 e Quest Pro

Meta já havia confirmado no Connect 2021 que o Project Cambria seria lançado em 2022. Agora, existem vários relatórios sugerindo que ele realmente será lançado no segundo trimestre de 2022. Brad Lynch, um popular analista de Realidade Estendida (XR) e YouTuber também está mencionando o mesmo.

Segundo ele, o headset VR de última geração da Meta, Oculus Quest Pro, que atualmente tem o codinome Cambria, terá uma data de lançamento de abril a junho. Este período colide com a conferência anual de desenvolvedores da Meta.

A Display Supply Chain Consultants (DSCC) também informa que a Meta lançará um headset VR de última geração em 2022. O relatório sugere que este dispositivo ultrapassará os limites da tecnologia de exibição e do fator de forma e será baseado em ótica de panqueca, permitindo uma forma mais fina fator.

Quanto ao sucessor do Oculus Quest 2, Meta Quest 3, Lynch diz que terá uma data de lançamento separada em algum momento do próximo ano.

Especificações e recursos do Meta Quest 3 e Oculus Quest Pro

De acordo com Lynch, o Meta/Oculus Quest 3 contará com telas uOLED, que é uma versão atualizada do OLED. As novas exibições serão exibidas durante o evento Connect 2023 se o Meta seguir a programação atual.

Ele também mencionou que o Cambria/Oculus Quest Pro contará com telas Mini-LED, uma tecnologia de tela avançada atualmente disponível no iPad Pro 2021. Oferece contraste e brilho super altos, tornando o próximo VR mais nítido e imersivo do que nunca.

Meta mencionou no Connect 2021 que o Cambria seria um dispositivo de ponta a um preço mais alto, repleto de todas as tecnologias avançadas mais recentes, incluindo presença social aprimorada, passagem de cores, ótica de panqueca e muito mais.

Além disso, os novos headsets VR também terão um chipset atualizado, potencialmente da Qualcomm. Eles também terão uma vida útil da bateria aprimorada, um cabo incluído na caixa para conectar o dispositivo a um PC para jogos e um design mais elegante.

Uma nota interessante do relatório de Lynch é que o Meta não usará processadores Snapdragon XR3. Eles vão preferir desenvolver seu próprio silício.

No entanto, outros relatórios sugerem que a Meta abandonou seus planos de criar seu próprio sistema operacional AR / VR e favorecerá a modificação do Android.

O que esperamos do Meta Quest 3 e do Oculus Quest Pro?

Do ponto de vista de um jogador, o sucessor do Oculus Quest 2 deve ser um divisor de águas. Só então parecerá confiável o suficiente para atualizar. Mesmo que o Cambria seja o próximo fone de ouvido autônomo da Meta, e não da linha Quest, deve provar ser uma boa relação custo / benefício.

Aqui estão algumas coisas que esperamos dos próximos headsets VR da Meta, seja Oculus Quest 3, Pro ou Cambria:

  • Uma taxa de atualização de 144Hz ou superior para uma experiência de jogo VR extremamente suave.
  • Controladores recarregáveis ​​usando uma bateria recarregável USB-C.
  • Controles de rastreamento de mão aprimorados para evitar movimentos finos e perfeitos.
  • Mais e melhores aplicativos e jogos de RV na Oculus Store.
  • Uso estendido do dispositivo fora dos jogos e na presença social.
  • Uma disponibilidade mais fácil globalmente.

O Oculus Quest 2 tem sido um enorme sucesso para a empresa, com quase 2 milhões de unidades vendidas durante a temporada de férias. Assim, também estabeleceu um padrão alto para os próximos fones de ouvido VR. Com Cambria, a Meta pretende vender mais de 3 milhões de unidades inicialmente, segundo relatos.

Meta Quest 3, Oculus Quest Pro / Preço Cambria

Os próximos headsets Meta VR não serão mais leves nos bolsos dos jogadores. Eles definitivamente serão mais caros que o Oculus Quest 2, que atualmente é vendido por US$ 299 (modelo de 64 GB) e US$ 399 (modelo de 256 GB).

Se o Meta Quest 3 for o sucessor direto dele, ele deverá estar disponível em uma faixa de preço semelhante. Portanto, você pode esperar que ele esteja disponível por US $ 349 a US $ 449. O Oculus Quest Pro ou Project Cambria pode custar cerca de US $ 50 mais caro devido às suas especificações mais altas.

Pouco se sabe sobre o preço dos próximos fones de ouvido VR da Meta. Então, é melhor esperar pelos anúncios oficiais.

Os fones de ouvido VR de última geração não estão muito longe. Se eles forem capazes de atingir o hype, o Meta definitivamente conquistará uma longa liderança no setor futurista. Se você é um gamer, é sua chance de se empolgar e esperar pelas notícias oficiais.