Você já ouviu falar de uma atriz americana que ganhou reconhecimento não apenas por seus filmes, mas também por ser incrivelmente inteligente?





Estamos falando da atriz austríaca americana 'Hedy Lamarr' que deixou suas fortes impressões sobre tecnologia, graças à sua mente técnica.

A atriz deslumbrante contribuiu com seu trabalho sendo uma co-inventora do espectro de propagação de salto de frequência (FHSS), que mais tarde abriu o caminho para Wi-Fi, GPS e Bluetooth, amplamente usado hoje.



Hedy Lamarr – Cada pedaço da linda atriz que você precisa saber

Hedy Lamarr, que foi atriz durante a 'Era de Ouro' da MGM, está no cinema há cerca de três décadas. Hedy Lamarr, que também é conhecida como 'A mulher mais bonita do cinema', foi uma das atrizes mais bem-sucedidas de seu tempo.



O início da vida de Hedy Lamarr

Hedwig Eva Maria Kiesler, também conhecida como Hedy Lamarr, nasceu em 9 de novembro de 1914 em Viena, Áustria. Seu pai Emil Kiesler era diretor de banco no Creditanstalt-Bankverein enquanto sua mãe Gertrud 'Trude' Kiesler era pianista.

Sendo a única filha de um banqueiro abastado, Lamarr recebeu educação particular a partir dos 4 anos de idade. Ela costumava frequentar uma escola particular que a ajudava a aprender piano, balé, idiomas e ciências naturais. Isso ajudou a se tornar uma pianista proficiente e dançarina quando ela completou 10 anos. Além disso, Lamarr aprendeu a falar quatro idiomas até então.

Desde a infância, Lamarr estava interessada em atuar. Tanto o teatro como o cinema a atraíam. Quando criança, ela costumava ter sessões interativas com seu pai sobre invenções e máquinas. Seu pai costumava discutir com suas diferentes máquinas e como elas funcionam enquanto a levava para passear. Lamarr também ganhou um concurso de beleza em Viena quando tinha apenas 12 anos.

Hedy Lamarr - Estabelecimento de sua carreira de atriz

Hedy Lamarr foi notada pela primeira vez como um rosto internacional aos 18 anos com sua atuação no filme de drama romântico erótico tcheco Extase (1932; Êxtase ) dirigido por Gustav Machatý.

Logo depois disso, ela se casou com o fabricante de munições austríaco Friedrich Mandl no ano de 1933. No entanto, este não foi um casamento feliz para Hedy Lamarr. Mandl foi dito ser um marido controlador. Ele não ficou feliz com a cena do orgasmo de Hedy no filme Extase. Ele não queria que Hedy continuasse com sua carreira de atriz.

Hedy Lamarr ao mencionar seu casamento em sua autobiografia escreveu:

Eu soube muito em breve que eu nunca poderia ser uma atriz enquanto eu fosse sua esposa. … Ele era o monarca absoluto em seu casamento. … Eu era como uma boneca. Eu era como uma coisa, um objeto de arte que precisava ser guardado – e aprisionado – sem mente, sem vida própria.

Não sendo capaz de aceitar esta vida com Mandl, Hedy Lamarr fugiu de seu marido e de seu país para os Estados Unidos. Lá, ela se juntou aos Metro-Goldwyn-Mayer Studios (MGM) em Hollywood, assinando um contrato sob o nome de 'Hedy Lamarr'.

Ela foi oficialmente com a mudança de seu nome de Hedwig Kiesler para Hedy Lamarr em 1937 antes de seguir para Hollywood ao ser persuadida por Louis B. Mayer, chefe da MGM.

Hedy Lamarr – Transformando-se em uma atriz de sucesso de Hollywood

Em 1938, Mayer começou a promover Hedy Lamarr como a a mulher mais bonita do mundo enquanto a apresentava a Hollywood. O ano de 1938 foi o principal ponto de virada para Hedy Lamarr quando seu primeiro filme de Hollywood intitulado 'Argel' foi lançado na época. Lamarr dividiu o espaço na tela com Charles Boyer no filme Argel, que foi um grande sucesso de bilheteria.

Depois disso, Hedy Lamarr não teve mais volta, pois se tornou extremamente popular e uma das atrizes de Hollywood mais bem-sucedidas da época. Ela teve a oportunidade de compartilhar espaço na tela com os atores masculinos mais populares da época, que incluem Spencer Tracy, Clark Gable e Jimmy Stewart.

Hedy Lamarr apareceu em vários filmes durante as décadas de 1930 e 1940, que receberam grande amor do público. Alguns de seus filmes populares incluem – filme de 1940 ‘Boom Town’ ao lado de Clark Gable e Spencer Tracy; filme de 1939 ‘A Dama dos Trópicos’ ao lado de Robert Taylor; filme de 1942 'Tortilla Flat' ao lado de Tracy; Filme de 1949 'Samson and Delilah' co-estrelado por Victor Mature entre outros.

O último filme de Hedy Lamarr sob contrato com a MGM foi em 1945, que era uma comédia romântica 'Sua Alteza e o Mensageiro', ao lado de Robert Walker.

Lentamente, na década de 1950, a carreira de ator de Lamarr começou a declinar. Hedy Lamarr foi vista pela última vez no filme 'The Female Animal' em 1958, ao lado de Jane Powell.

Hedy Lamarr - Co-inventor do 'Sistema de Comunicações Secretas'

A linda atriz Hedy Lamarr, que era extremamente inteligente, entrou no mundo inovador da tecnologia durante a Segunda Guerra Mundial. Lamarr junto com seu amigo compositor George Antheil trabalhou no espectro espalhado de salto de frequência (FHSS).

Ela queria criar um sinal de salto de frequência que não pudesse ser rastreado para impedir que os inimigos pudessem decodificar mensagens durante a Segunda Guerra Mundial.

Juntos inventaram o 'Sistema Secreto de Comunicações' para o qual receberam uma patente em 1942. A inovação que foi realmente feita para derrotar os nazistas Garman mais tarde contribuiu para o desenvolvimento de tecnologia que ajudou a proteger as comunicações militares e os telefones celulares.

No entanto, Hedy Lamarr não recebeu reconhecimento imediato por seu sistema de comunicações. Mais tarde, em 1977, Hedy Lamarr e George Antheil receberam reconhecimento por sua invenção na forma do Prêmio Pioneiro da Electronic Frontier Foundation (EFF).

O cérebro das pessoas é mais interessante do que a aparência, eu acho, disse Lamarr em 1990 .

Além disso, a inovação de Lamarr foi a precursora no desenvolvimento de Wi-Fi, GPS e Bluetooth, amplamente usado por todos hoje.

Hedy Lamarr – Vida de Casado e Filhos

É uma ironia que Herry Lamarr tenha se casado seis vezes, mas ainda estivesse sozinho quando ela morreu. Ela se casou seis vezes e se divorciou todas as vezes.

  1. Seu primeiro casamento foi com Friedrich Mandl, presidente do Hirtenberger Patronen-Fabrik, com quem se casou em 1933 e se divorciou no ano de 1937.
  2. O segundo casamento foi com o roteirista e produtor Gene Markey em 1939 e o divórcio em 1941. Lamarr estava grávida do filho de John Loder em 1938, a quem ela secretamente deu à luz no dia 9.ºde junho de 1939. Mais tarde, ela e Gene Markey adotaram o mesmo filho que se chamava James Lamarr Markey. Curiosamente, John Loder foi seu terceiro marido.
  3. O terceiro casamento de Lamarr foi com o ator John Loder no ano de 1943. Após seu casamento com John Loder, o casal adotou James Lamarr Markey como James Lamarr Loder. Eles também compartilharam dois filhos de seu casamento. A primeira filha é Denise Loder, que nasceu em 19 de janeiro de 1945 e é casada com Larry Colton. Seu segundo filho é Anthony Loder, nascido em 1º de fevereiro de 1947 e casado com Roxanne. Eles se separaram no ano de 1947.
  4. Seu quarto casamento foi com um dono de boate cum restaurateur Ernest Ted Stauffer, que ocorreu no ano de 1951. O casal se divorciou no ano de 1952.
  5. Seu quinto casamento foi com um petroleiro do Texas W. Howard Lee em 1953 e eles se divorciaram em 1960. Lee mais tarde se casou com a atriz Gene Tierney.
  6. O último casamento de Lamarr foi com seu advogado de divórcio, Lewis J. Boies, no ano de 1963. Eles se separaram após cerca de dois anos de vida de casados ​​em 1965.

Lamarr tornou-se cidadão americano em 1953 após a conclusão do processo de naturalização. Após o divórcio de Lewis J. Boies, Lamarr não entrou em nenhum relacionamento e permaneceu solteira pelo resto de sua vida (35 anos) até morrer.

Outros fatos interessantes de Hedy Lamarr

  • Lamarr surgiu com sua autobiografia best-seller, 'Ecstasy and Me' no ano de 1966.
  • Surpreendentemente, Lamarr foi presa duas vezes por furto em lojas – a primeira vez em 1966 e a segunda em 1991. No entanto, ela não foi condenada pela acusação em ambos os casos.
  • Lamarr, que costumava passar seu tempo livre experimentando uma coisa ou outra, inventou um sinal de trânsito melhorado.
  • A descoberta de Karl Reinmuth no Observatório de Heidelberg no ano de 1951 foi nomeada Asteroid 32730 Lamarr para homenagear Hedy Lamarr.
  • Em um dos episódios do programa de televisão 'Timeless' em março de 2018, uma versão dramatizada de Lamarr foi exibida. A ideia era mostrar os esforços de Lamarr para ajudar os viajantes do tempo a encontrar a impressão digital roubada do clássico Cidadão Kane de 1941.
  • Ambos os filhos - Anthony Loder e Denise Loder-DeLuca apareceram nos documentários - filme de 2004 'Calling Hedy Lamarr' e filme de 2017 'Bombshell: The Hedy Lamarr Story.

Leia também: Rodney Alcala, um serial killer no corredor da morte, morre aos 77 anos

Hedy Lamarr – Últimos anos antes da morte

Nos últimos anos de sua vida, Lamarr costumava se comunicar com qualquer pessoa apenas por telefone, fossem seus filhos ou amigos. Ela não preferia passar tempo com ninguém pessoalmente e muitas vezes costumava passar de seis a sete horas por dia apenas em comunicação telefônica.

Hedy Lamarr morreu aos 85 anos em Casselberry, Flórida, em 19 de janeiro de 2000, devido a uma doença cardíaca.

Espero que gostem deste artigo sobre a deslumbrante atriz Hedy Lamarr, onde tentamos colocar quase todos os detalhes de sua vida. Marque esta página para artigos mais interessantes!