Kyle Rittenhouse, um adolescente americano que foi acusado de matar duas pessoas e ferir uma no ano passado após o caos nas ruas de Wisconsin foi absolvido de todas as acusações pelo júri na sexta-feira.





Seus advogados alegaram que o que Rittenhouse fez foi um ato de legítima defesa durante seu julgamento por assassinato.



Rittenhouse, de 18 anos, foi acusado de assassinar dois homens e ferir outros durante um tumulto no ano passado em agosto de 2020 em Kenosha.

O caso do homicídio de Kyle Rittenhouse está quase a terminar, com as alegações finais marcadas para 22 de novembro (segunda-feira) seguidas das deliberações do júri a 23 de novembro (terça-feira).



Tudo o que você precisa saber sobre Kyle Rittenhouse, que foi absolvido de matar dois homens

Embora os advogados de defesa tenham alegado que o ato foi em legítima defesa, a promotoria o descreveu como o autor do crime com muitas provas disponíveis para mostrar que o assassinato de pessoas não é justificável, de acordo com a CBS News.

Kyle Rittenhouse descreveu o incidente que aconteceu naquela noite durante seu julgamento de assassinato aos jurados que ele atirou em três homens em meio ao caos em Kenosha.

Ele acrescentou ainda que sua intenção não era prejudicar ninguém enquanto tentava escapar de seus perseguidores. Ele disse, eu não fiz nada de errado. Eu me defendi’.

Série de eventos que levaram ao julgamento de Kyle Rittenhouse

Em 25 de agosto de 2020, Kyle Rittenhouse viajou para Kenosha no meio de protestos quando a polícia de Wisconsin atirou e feriu Jacob Blake.

Rittenhouse atirou em três indivíduos com um rifle semiautomático AR-15 que matou duas pessoas (Joseph Rosenbaum, 36, e Anthony Huber, 26) e feriu uma terceira pessoa (Gaige Grosskreutz, 27). Kyle Rittenhouse tinha 17 anos na época do incidente.

Rittenhouse então fugiu da cidade e chegou ao seu estado natal de Illinois. Depois de um mês, ele foi preso e transportado de volta para Wisconsin. Este caso dividiu as pessoas muito além de Kenosha e levantou preocupações sobre justiça racial, aplicação, armamento e privilégios concedidos aos brancos.

Julgamento do caso Kyle Rittenhouse

Em 1º de novembro, o julgamento de Rittenhouse começou e durou 8 dias. Durante esse período, foi registrado depoimento de aproximadamente 30 testemunhas oculares que estavam presentes no momento do incidente e mais de 12 imagens de câmeras gravadas da cena de 25 de agosto de 2020, quando ele disparou contra indivíduos durante uma manifestação violenta.

De acordo com o site de notícias do USA Today, Rittenhouse foi representado pela promotoria como um turista de Illinois autonomeado membro que assumiu a responsabilidade como aplicação da lei sem qualquer autoridade legal contra manifestantes antipolícia.

No entanto, seu advogado argumentou que ele era basicamente um Kenoshan e, para defender e proteger sua cidade que estava em turbulência, ele foi forçado a atirar em dois indivíduos e ferir um terceiro para proteger sua própria vida. Ele foi acusado de homicídio intencional de primeiro grau, homicídio imprudente de primeiro grau e tentativa de homicídio intencional de primeiro grau.

O grande ponto de virada no julgamento ocorreu quando o ferido, Grosskreutz, testemunhou e admitiu que apontou a arma para Rittenhouse antes de disparar seu rifle, que o atingiu no braço. Rittenhouse testemunhou em sua própria defesa disse que estava com medo de sua vida quando disparou sua arma.

Rittenhouse se declarou inocente das acusações de homicídio e tentativa de homicídio e também de duas acusações de pôr em perigo a segurança de forma imprudente, por disparar sua arma perto de outras pessoas. Ele alegou que foi forçado a atirar em legítima defesa.

Também houve acusações de posse ilegal de arma perigosa por um menor contra ele, mas o juiz as retirou durante o julgamento.

Quem é Kyle Rittenhouse?

Rittenhouse confirmou que ele veio para a cidade naquela noite de sua casa em Illinois e começou a patrulhar as ruas para proteger os negócios locais e oferecer primeiros socorros, pois havia desordem civil por causa das manifestações.

Rittenhouse informou aos membros do júri que atualmente está cursando enfermagem na Arizona State University. Ele disse que serviu como salva-vidas em Kenosha e completou um programa de cadetes de EMT, onde estudou o processo de RCP e primeiros socorros básicos.

Ele admitiu durante o julgamento que agiu fraudulentamente como um EMT treinado e segurança não oficial na noite do incidente. Segundo seu advogado, após o incidente ele vem sofrendo de transtorno de estresse pós-traumático e está internado em um centro de reabilitação.

Como pessoas e políticos, incluindo Joe Biden, reagiram após o veredicto de Kyle Rittenhouse?

Apoiadores de Rittenhouse e Jacob Blake e Black Lives Matter se reuniram do lado de fora do tribunal em 20 de novembro antes do veredicto e houve um confronto entre os grupos depois que o jovem de 18 anos foi absolvido.

Após a audiência, circularam vídeos em várias plataformas de mídia social, como Facebook e Twitter, onde manifestantes foram vistos saindo às ruas em Nova York para protestar contra a absolvição de Rittenhouse.

Muitas personalidades públicas e políticos proeminentes compartilharam suas opiniões sobre o veredicto.

O presidente dos EUA, Joe Biden, disse a repórteres que mantenho o que o júri concluiu. O sistema de júri funciona. Temos que cumpri-la. Sei que não vamos curar as feridas de nosso país da noite para o dia, mas mantenho-me firme em meu compromisso de fazer tudo ao meu alcance para garantir que todos os americanos sejam tratados igualmente, com justiça e dignidade, de acordo com a lei.

Biden mais tarde emitiu um comunicado e apelou às pessoas para manter a lei e a ordem no estado e disse que teve uma discussão com as autoridades locais de Wisconsin para oferecer qualquer ajuda para a segurança do público.

A declaração dizia: Embora o veredicto em Kenosha deixe muitos americanos irritados e preocupados, inclusive eu, devemos reconhecer que o júri se pronunciou.

O grupo de direitos civis da Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor (NAACP) twittou por escrito: O veredicto no caso #KyleRittenhouse é uma farsa e não faz justiça em nome daqueles que perderam suas vidas enquanto se reuniam pacificamente para protestar contra a polícia brutalidade e violência.

Fique ligado neste espaço para as últimas novidades!