Empreendedor americano e fundador da Amazon Inc, Jeff Bezos completou com sucesso sua viagem espacial que durou 11 minutos na terça-feira, 20 de julho.





Por aqueles 11 minutos, ele não era a pessoa mais rica deste planeta. O foguete que transportava mais 3 passageiros junto com Jeff foi construído por sua própria empresa aeroespacial Origem Azul .

Esta viagem foi a primeira missão que envolveu humanos pela Blue Origin e foi uma pura coincidência que também fosse o 52º aniversário do primeiro pouso na lua. O foguete que decolou do oeste do Texas retornou de forma autônoma sem qualquer intervenção manual para uma plataforma de pouso que ficava a poucos quilômetros de seu local de lançamento.



Conheça a experiência de viagem espacial de Jeff Bezos

Bezos foi visto em um terno azul e usando um chapéu de cowboy quando discursou em uma coletiva de imprensa após sua viagem ao espaço, Bezos, 57 anos, disse: Quero agradecer a todos os funcionários da Amazon e a todos os clientes da Amazon porque vocês pagaram tudo isso. Minhas expectativas eram altas e foram superadas drasticamente. A peça zero-G (gravidade) pode ter sido uma das maiores surpresas porque parecia tão normal, quase parecia que os humanos evoluíram para estar naquele ambiente… É uma experiência muito prazerosa.



Bezos é o segundo bilionário a viajar ao espaço nos últimos tempos. Richard Branson, fundador do grupo Virgin, foi a primeira pessoa que voou para o espaço em um avião-foguete em 11 de julho. E sua própria empresa Virgin Galactic fez esse avião. Espera-se que custe aproximadamente US $ 250 mil para o avião espacial da Virgin Galactic.

Havia outras três pessoas a bordo junto com Bezos, seu irmão Mark, 53, Wally Funk, 82, provavelmente o ser humano mais velho a voar no espaço, e o mais novo, Oliver Daemen, de 18 anos. Bezos tinha a ambição de viajar ao espaço quando tinha 5 anos.

Jeff Bezos, o fundador da Blue Origin

Bezos fundou a Blue Origin no ano 2000 com o objetivo de construir colônias espaciais flutuantes com gravidade artificial para que as pessoas pudessem viver e trabalhar lá. A Blue Origin, sediada em Kent, Washington, com uma base de 3.500 funcionários, também fabrica motores de balancim que são usados ​​durante lançamentos de satélites.

A origem azul não divulgou detalhes de seus próximos planos, no entanto, a empresa disse que planeja fazer mais dois voos este ano e muitos mais no próximo ano. Não houve detalhes divulgados pela empresa sobre o preço das futuras viagens espaciais.

Bezos recentemente deixou o cargo de diretor executivo (CEO) da Amazon para entregar as responsabilidades a Andy Jassy para que ele possa dedicar mais tempo à sua empresa de exploração espacial Blue Origin. Bezos disse que estava vendendo US$ 1 bilhão em ações da Amazon a cada ano nos últimos tempos para financiar a empresa de foguetes Blue Origin.

Sua mensagem na coletiva de imprensa não foi bem com seus críticos, com pessoas expressando sua angústia nas plataformas de mídia social.

Uma dessas mensagens foi da senadora dos EUA Elizabeth Warren, que twittou, Jeff Bezos esqueceu de agradecer a todos os americanos trabalhadores que realmente pagaram impostos para manter este país funcionando enquanto ele e a Amazon não pagavam nada. Terra e pagar sua parte justa em impostos.