Enquanto as coisas estão lentamente voltando às formas anteriores e as comunidades de todo o mundo estão ao seu lado nessa situação, a 79ª edição do Festival de Cinema de Veneza está mostrando sua solidariedade com o povo da Ucrânia em suas próximas atividades no festival de cinema.

O evento planeja sediar uma série de iniciativas para a Ucrânia e seus artistas e a indústria cinematográfica do país. O segmento está sendo anunciado como “Dia da Ucrânia” no 79º Festival de Veneza. Aqui está tudo o que você precisa saber.



Festival de Cinema de Veneza sediará o “Dia da Ucrânia” em apoio ao país e seus artistas

24 de agosto é comemorado como o dia da independência da Ucrânia, que foi selecionado como o dia para revelar o grande segmento do festival de cinema. O Festival de Cinema de Veneza anunciou que o evento acontecerá no dia 8 de setembro como o Dia da Ucrânia no festival.



O evento contará com exibições de filmes ucranianos de todos os gêneros, bem como discussões com cineastas, atores e outros especialistas. O festival convidou todos os interessados ​​a participar do evento e participar de conversas com cineastas ucranianos sobre suas experiências de trabalho no país.

Os organizadores disseram que queriam ajudar a “promover o diálogo entre os cineastas da Ucrânia e da Itália” e “apresentar uma imagem de dupla face da Ucrânia, mostrando sua rica diversidade cultural”.

Dia da Ucrânia no Festival de Cinema de Veneza em 8 de setembro

O Festival de Cinema de Veneza 2022 está pronto para começar de 31 de agosto a 10 de setembro. Um dos principais destaques do festival de cinema é o evento organizado como o Dia da Ucrânia em apoio a cineastas e artistas baseados na Ucrânia que lutam com os cenários atuais em meio à guerra e distúrbios no país.

O Dia da Ucrânia contará com várias iniciativas que chamam a atenção para a situação dos artistas e cineastas ucranianos no contexto da invasão da Ucrânia pelo presidente russo Vladimir Putin em 24 de fevereiro, que continua até hoje.

O evento será realizado no Spazio Incontri da Venice Production Bridge no Hotel Excelsior Events será realizado entre as 10h e as 13h. O evento salvo no dia 8 de setembro começará com a apresentação do presidente da Bienal, Roberto Cicutto, e do diretor artístico Alberto Barbera.

Painelistas e cineastas convidados para o Dia da Ucrânia no Festival de Cinema de Veneza

Os palestrantes incluirão Yaroslav Melnyk, embaixador da Ucrânia na Itália, Marina Kuderchuk, chefe do Instituto Nacional de Cinema da Ucrânia e Daria Tregubova, atriz, cineasta e adida cultural para a Ucrânia.

Evgeny Afineevsky, chefe da Instituição Nacional de Cinema da Ucrânia, Polina Tolmacheva, representante do Conselho da Ucrânia para apoio estatal à cinematografia e produtor e chefe da organização cívica Andriy Nogin.

Os cineastas participantes incluem Antonio Lukich, diretor de Luxembourg Luxembourg e Evgeny Afineevsky, diretor de Freedom On Fire: Ukraine's Fight For Freedom.

As discussões se concentrarão nos desafios que os cineastas e artistas ucranianos enfrentam em tempos difíceis no país e em encontrar suas vozes.