O Japão nos deu muitas coisas para admirar – da tecnologia à arte e entretenimento; o país sempre esteve à frente da curva. A indústria de entretenimento japonesa é famosa em todo o mundo, especialmente seus dois produtos, Anime e Mangá. Tanto o anime quanto o mangá entretêm um forte número de fãs em nível global. Anime vs. Mangá continua sendo o tema mais quente de debate entre seus fãs.





Leia tudo sobre anime e mangá, e qual é o burburinho sobre o debate.



O que é Mangá?

O mangá foi introduzido pela primeira vez no Japão como um estilo de quadrinhos e romances gráficos. Foi criado para o entretenimento de crianças, adultos e amantes de quadrinhos. Os simples desenhos à mão nas histórias em quadrinhos tornaram-se um centro de atração entre os leitores, amantes da arte e todos aqueles que ansiavam por ler algo divertido em seu tempo livre.

O mangá também possui uma pré-história complexa e longa na arte japonesa, que remonta ao século XII. Mas a história do mangá atual pode ser rastreada até a arte do século 19, quando se tornou imensamente famosa em muitas partes dos países ocidentais, devido à história de Astro Boy escrita por Osamu Tezuka. Este homem é responsável por fazer do Manga um grande nome em todo o mundo.



As histórias têm assuntos diferentes, que vão desde comédia, ação, suspense, humor sobrenatural até drama, sexualidade, mistério, romance, esportes, jogos, detetives e outros enfeites. Anteriormente, o destaque das histórias de mangá eram os personagens desenhados em monocromático, mas hoje, você também encontrará muitos mangás coloridos.

Diferentes gêneros de mangá estão sendo traduzidos para vários idiomas em todo o mundo, o que mostra sua popularidade e mania entre as pessoas.

O que é Animes?

O estilo de arte japonês apresentado em forma de animação foi denominado Anime. Você pode assisti-lo em versões animadas computadorizadas e desenhadas à mão, ainda mais apoiadas por uma impressionante qualidade audiovisual. O anime possui personagens vibrantes, gráficos coloridos e temas fantásticos, servindo assim uma boa dose de entretenimento para pessoas de todas as idades.

Anime combina caracterização, arte gráfica, videografia, cinematografia e outras formas de técnicas em um mecanismo de contar histórias e abrange uma variedade de gêneros e assuntos para meninos, meninas, crianças e público adulto. Você pode desfrutar de diferentes séries e filmes de anime exibidos em uma TV, teatros e até plataformas OTT.

Como são Mangá e Anime Relacionados?

Embora os debatedores não possam deixar de divulgar Mangá e Anime individualmente, você sabe que eles estão um pouco relacionados entre si?

Na maioria das vezes, o mangá serve como base para o anime, resultando na mesma história com as duas versões. Mas com os avanços da tecnologia, o Anime pode ser criado mesmo sem ter o Mangá como base de seus desenhos.

Algumas das instâncias em que você encontrará Manga e Anime da mesma forma incluem Dragon Ball, Naruto, Attack on Titan, My Hero Academia, AstroBoy, etc.

O que torna o mangá tão popular?

A origem do mangá remonta há anos, mas sua popularidade permanece intacta. Aqui estão as razões pelas quais as pessoas amam mangá:

Um passeio nostálgico

O mangá surgiu em 1947 após a Segunda Guerra Mundial. Se comparado ao Anime, tem uma história mais longa e elaborada. Fãs e colecionadores de mangá o chamam de tesouro. Alguns fãs fervorosos até acreditam que o mangá é semelhante a uma antiguidade, e afirmam que não perdeu seu charme, mesmo depois de muitos anos. É uma razão pela qual o Mangá dá uma sensação mais original do que o Anime.

Cheio de simplicidade

Você não precisa quebrar a cabeça para descobrir o enredo, a história ou a química entre os personagens. O mangá é adornado com simplicidade, o que o torna popular entre pessoas de todas as idades. Você pode ler mangá a qualquer hora, em qualquer lugar que quiser. Às vezes, alguns enredos podem ser mais profundos do que adaptações de anime, mas ainda são fáceis de compreender.

A autenticidade vence

O mangá existia antes do anime surgir. É o que torna o primeiro superior ao segundo. Além disso, o mangá flui em continuação. As séries de anime geralmente param após uma temporada. Mas este não é o caso do mangá. Tem uma base de fãs leal por causa da consistência de todas as suas histórias.

O que torna o anime tão popular?

O anime foi introduzido anos depois do mangá e criou um enorme fandom para si mesmo em um curto espaço de tempo. Aqui estão as razões por trás de tal hype do Anime entre os fãs.

Um conto de bela estética

Você não pode fechar os olhos para os belos visuais e estética que o anime cria na tela. Da videografia ao roteiro e ao uso de cores, tudo se encaixa e é um deleite para os olhos.

Cenas de ação bem projetadas

Se você gosta de emoção e ação, assista anime, e prometemos que você acabará assistindo a série inteira. Cenas e sequências de ação são difíceis de experimentar no mangá. É onde o anime ganha o coração.

Um espectro de emoções

Ler Mangá pode fazer você visualizar os personagens e suas personalidades, mas quando se trata de sentir emoções em profundidade, o Anime lidera a corrida. As emoções são o melhor aspecto de assistir anime. Você pode experimentar emoções cruas, contar histórias poderosas, visuais excelentes, design de som impressionante e tudo mais.

Séries populares de mangá e anime

Alguns dos quadrinhos de mangá mais notáveis ​​​​que você deve adicionar à sua lista incluem Fist of the North Star, Uzumaki, Yu Yu Hakusho, Vagabond, Attack on Titan, Fullmetal Alchemist, Akira, Dragon Ball e Naruto.

Da mesma forma, não deixe de assistir animes como Dragon Ball Z, Tatami Galaxy, Monster, Michiko e Hatchin, Sailor Moon e Paranoia Agent, pois valem todo o hype.

Qual é melhor – Mangá ou Anime?

Honestamente, a escolha entre Mangá e Anime é subjetiva. Se você é uma pessoa que prefere ler uma história em quadrinhos e visualizar os cenários em sua cabeça usando sua imaginação criativa e poderosa, Mangá é a escolha certa para você.

Por outro lado, se você não quer se estressar com a visualização das personalidades dos personagens e está com vontade de assistir compulsivamente para se entreter em uma preguiçosa manhã de domingo ou depois de um dia cansativo de trabalho, pegue uma pipoca e jogue seu anime favorito.

Mangá é imaginativo, Anime está próximo do realismo. Em suma, ambos têm suas formas distintas de atrair os aficionados.

Seja Mangá ou Anime, uma coisa é certa – você terá uma boa dose de emoção e entretenimento acompanhando suas tramas. Então, o que você está esperando? Percorra as melhores séries de mangá e anime agora.

Para obter mais informações sobre entretenimento, lazer, TV e outros, mantenha-o conectado.