O prêmio Nobel de literatura do ano de 2021 foi ganho pelo romancista nascido em Zanzibar Abdulrazak Gurnah .





A informação foi divulgada hoje de manhã no site de microblogging Twitter pelo feed oficial do Prêmio Nobel, que twittou por escrito, O #NobelPrize de Literatura de 2021 é concedido ao romancista Abdulrazak Gurnah por sua penetração intransigente e compassiva dos efeitos do colonialismo e o destino do refugiado no abismo entre culturas e continentes.

Abdulrazak Gurnah ganha o Prêmio Nobel de Literatura 2021



O prêmio vem com um benefício monetário de aproximadamente 1 milhão de dólares como prêmio em dinheiro.

Em uma entrevista por telefone dada à equipe do Prêmio Nobel, Gurnah expressou sobre ganhar o prêmio de maior prestígio como Bem, ainda estou aceitando. Suponho que seja inevitável. É um prêmio tão grande... Sim, é inevitável.

Ele disse que só soube que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura de 2021 depois de receber uma ligação do escritório do prêmio Nobel.

Ele acrescentou ainda, eu pensei que era uma brincadeira porque essas coisas geralmente são divulgadas por semanas ou às vezes até meses antes sobre quem são os concorrentes ao prêmio.

Gurnah nasceu em Zanzibar no ano de 1948. Em 1982, concluiu seu doutorado e ingressou na Universidade de Kent, na Inglaterra, como professor de inglês e literatura pós-colonial.

Dos 10 romances escritos por Gurnah, um deles, Paradise, de 1994, foi finalista do Booker Prize. O romance é sobre a história de um menino, Yusuf, que foi penhorado por seu pai para um negociante local para saldar suas dívidas antigas.

Alan Cheuse, um crítico de livros, disse: No Heart of Darkness nestas páginas. Gurnah nos dá uma mistura mais realista de luz e escuridão, de belas florestas, videiras e cobras perigosas e uma colcha de retalhos de feudos em guerra e comerciantes astutos da Idade Média.

A Academia Sueca é frequentemente criticada por seu foco em confiar principalmente em escritores masculinos eurocêntricos. Apenas 16 mulheres foram agraciadas com o Prêmio Nobel de Literatura em sua rica história de 120 anos.

Gurnah é o quinto escritor africano depois de Wole Soyinka, Naguib Mahfouz, Nadine Gordimer e J.M. Coetzee, que ganharam o prêmio Nobel. Toni Morrison foi a última pessoa negra que ganhou o prêmio no ano de 1993.

Jonathan D Quick, autor de ‘The End of Epidemics’, disse que Coreia do Sul, Austrália, Noruega, Alemanha, todos têm fortes programas universais de saúde pública. Eles entendem a importância de manter as comunidades seguras. Os governos precisam ser claros sobre o que está em jogo.

O primeiro passo deve ser vacinar os trabalhadores da linha de frente, o que será melhor para a economia de todos os países. Mas isso não está acontecendo porque não houve uma liderança política global e unificada. Os líderes precisam se unir para proteger nossos interesses.

No ano passado, Louise Glück, a poetisa americana ganhou o Prêmio Nobel de literatura.

Fique ligado para conhecer o ganhador do Prêmio Nobel da Paz que será anunciado amanhã!