É um fenômeno conhecido como Efeito Mandela e faz com que as pessoas reexaminem até mesmo suas lembranças mais básicas. Há um refinamento recente da falsa memória que normalmente se refere à cultura pop ou eventos atuais nas palavras cruzadas do New York Times, publicadas em junho de 2019. A pesquisadora paranormal Fiona Broome cunhou o termo para descrever quando alguém se lembra de algo que não se alinha com os fatos. Por exemplo, Febreeze não é o produto que você usa para manter sua casa cheirosa (mais sobre isso depois).





Para Broome, o Efeito Mandela, ou outras pessoas que afirmam ter memórias vívidas de diferentes eventos ou detalhes, podem ser evidências de que estamos vivendo em universos paralelos. Apesar de nossas reservas, essas comparações entre a crença popular e a realidade nos fazem olhar incrédulos para o teclado. Neste artigo, mencionamos uma lista de 40 exemplos do efeito Mandela.



O que é Efeito Mandela?

De acordo com o Efeito Mandela, um grande número de pessoas acredita que algo aconteceu quando não aconteceu. Observar a gênese do efeito Mandela, alguns exemplos bem conhecidos e algumas explicações para essa estranha convergência de percepções podem ajudar a esclarecer essa ocorrência incomum.

Quando começou o efeito Mandela?

Fiona Broome inventou o nome Mandela Effect em 2009 depois de documentar suas observações da ocorrência em seu site. Por alguma razão, Broome se lembrou da tragédia do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela morrendo na prisão durante a década de 1980, quando ela estava em uma conferência.



Embora tenha ficado preso entre os anos 1970 e 1980, Nelson Mandela morreu em 2013 e não em uma prisão. Ficou claro para Broome que ela não era a única lutando com suas memórias. Outros se lembram de ler notícias sobre sua morte e ouvir de sua viúva depois que ele faleceu.

Ela ficou surpresa que tantos indivíduos pudessem se lembrar do mesmo incidente com tantos detalhes, mesmo que nunca tivesse ocorrido. A editora de seu livro pediu que ela criasse um site para discutir o Efeito Mandela e eventos semelhantes.

40 Melhor Exemplo de Efeito Mandela

Robert Evans, o lendário produtor de filmes, certa vez comentou: Há três lados em toda história: o seu, o meu e a verdade. Quando se trata de criar memórias falsas ou pseudo, Evans estava parcialmente correto. Este é o efeito Mandela em ação.

Quando um número significativo de indivíduos assume erroneamente que algo aconteceu quando não aconteceu, é chamado de efeito Mandela.

O efeito Mandela pode ser encontrado em toda a cultura pop. O objetivo deste ensaio é investigar as razões e os mecanismos por trás da ocorrência dessas falsas lembranças.

1. Jif, não Jiffy

efeito mandela

Algumas pessoas se lembram de uma manteiga de amendoim Jiffy do passado, mas é mais provável que estejam fundindo Jif com Skippy, seu principal concorrente.

2. Looney Tunes, não Toons

efeito mandela

Apesar do fato de que não faz sentido lógico, o nome do desenho animado foi escrito Tunes.

3.Henrique VIII comendo uma perna de peru

Embora essa pintura nunca tenha existido, muitas pessoas acreditavam que Henrique VIII foi retratado comendo uma perna de peru. No entanto, desenhos semelhantes foram produzidos.

Quatro.Luke eu sou seu pai

Darth Vader famosamente diz: Luke, eu sou seu pai, em Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca. Afinal, você pode se surpreender quando descobrir que a verdadeira citação é Não, eu sou seu pai. A frase que a maioria das pessoas lembra é a primeira, não a segunda.

5.Espelho, espelho na parede

Se você viu Branca de Neve e os Sete Anões, sem dúvida se lembra das palavras Espelho, espelho na parede, quem é o mais bonito de todos? Você pode se surpreender ao ouvir, então, que a frase realmente começou com a frase Espelho mágico na parede.

6.Oscar Meyer

Muitas pessoas discordam sobre como soletrar os weiners Oscar Mayer, uma marca bem conhecida de cachorros-quentes. Há outros que afirmam lembrá-lo como Meyer em vez de Mayer (a grafia correta).

8.Localização da Nova Zelândia

Qual é a distância entre Nova Zelândia e Austrália? Os mapas mostram que fica na parte sudeste do país. Uma minoria pequena, mas ruidosa, acredita que a Nova Zelândia já esteve no nordeste e não no sudeste.

9. ‘A vida é como uma caixa de chocolates’

Citação incorreta de Forrest Gump é citar incorretamente uma frase do famoso monólogo de sua mãe do clássico filme de 1994, Forrest Gump.

O personagem de Tom Hanks, Forrest Gump, afirma na cena: Minha mãe sempre disse que a vida era como uma caixa de chocolates.

10. 'Toque de novo, Sam'

A linha Play it again, Sam, dita pelo personagem de Humphrey Bogart, Rick em Casablanca, também é bastante conhecida. Alguns afirmam ser capazes de ouvi-lo falar tais palavras.

Embora isso seja verdade, é Elsa do filme clássico de mesmo nome interpretado por Ingrid Bergman.

11. O famoso programa da HBO não é Sexo na Cidade

O título oficial do programa é Sex and the City, embora alguns fãs afirmem ter visto itens com o título incorreto.

12. … do mundo!

Enquanto a música do Queen We Are The Champions é comumente ouvida em momentos de sucesso nos esportes, a história por trás do final da música é muito mais interessante do que a maioria das pessoas imagina. Acreditava-se amplamente que Freddie Mercury havia terminado a música com o verso Sem tempo para perdedores, 'pois somos os vencedores'. No entanto, a gravação real não contém esta linha.

13. O Monopoly Man não tem um monóculo

Talvez ele esteja sendo confundido com o Sr. Peanut, o mascote da empresa de amendoim Planter (que também usa uma cartola e carrega uma bengala como o Monopoly Man). Pessoas preocupadas não conseguem entender por que o cara do Monopólio não está usando um monóculo quando se lembram dele fazendo isso.

14. A cauda do Pikachu

Os fãs de Pokémon da década de 1990 podem se lembrar dos detalhes em preto na cauda do personagem. Na verdade, é apenas um amarelo brilhante.

15. O Oscar de Leonardo DiCaprio vence

No entanto, muitas pessoas pensaram que ele havia vencido por seus filmes anteriores, como Titanic e What's Eating Gilbert Grape? apesar de ganhar seu primeiro Oscar em 2016 por sua participação em The Revenant.

16. O filme do gênio Sinbad não existe

Não procure mais do que este exemplo bizarro do Efeito Mandela para obter evidências adicionais de que a década de 1990 foi uma década incomum na história. Alguns afirmam que um filme de gênio com o comediante Sinbad foi produzido. No entanto, nunca foi produzido. Os realistas acreditam que as pessoas podem estar confundindo com o filme de Shaquille O'Neal, Kazam.

17 . O logotipo da Ford

O emblema da Ford costumava ter um F encaracolado no final. Se você não é, você não é o único. No entanto, o pequeno floreio tem sido uma característica do design desde a década de 1990 e foi incluído apenas para fins estéticos.

18. Jorge curioso

George curioso

Quem sabe se nossas lembranças daquele macaco curioso dos livros infantis são verdadeiras. Se ou se o personagem é mostrado com uma cauda está em jogo. Os romances publicados por H.A. Rey com Curious George tem muitas pessoas lembrando dele como tendo um. Mas, não, George nunca teve rabo.

19. Os Ursos Berenstain

Os Ursos Berenstain

Já que estamos no assunto de personagens de livros infantis, seríamos negligentes sem mencionar aquela encantadora família de ursos rurais, os Ursos Berenstain. Espere, você acha que cometemos um erro de digitação? Muitos relatam o nome da família como Berenstein, com um ein em vez de um ain. Mas, não, estes são os Berenstains. Sempre foi e provavelmente sempre será.

20. Bolsas do tio rico Penny

Bolsas do tio rico

Ah, as bolsas Rich Uncle Penny do jogo Monopoly. Ele geralmente era um magnata dos negócios bem vestido com sua cartola e monóculo. Ele não tinha um monóculo? De acordo com o que podemos reunir, ele não o fez. Como ele nunca foi desenhado usando a ocular, podemos supor que as bolsas do tio rico Penny tinham uma visão excelente, afinal. Para muitos de nós, é exatamente como nos lembramos dele em nossas mentes.

21. Bebê Lindbergh

Lindbergh bebê

O inimaginável aconteceu com o piloto americano Charles Lindbergh em 1932, quando seu filho de 20 meses foi sequestrado enquanto estava no ar. No entanto, muitas pessoas acreditam que o caso permaneceu sem solução, já que o jovem nunca mais foi visto. Mais de dois meses após o primeiro sequestro, o corpo da criança foi descoberto. Logo após ser sequestrado, o jovem morreu com uma pancada na cabeça, de acordo com uma autópsia.

22. Esquemas

efeito mandela

Menos superficial do que a maioria, as pessoas ficaram confusas ao ver que não há T em Skechers.

23. M.A.S.H.

M.A.S.H. os fãs vão relembrar a morte do Coronel Walter Radar O'Reilly, interpretado por Gary Burghoff, que era um personagem querido na série. O personagem, por outro lado, viveu até a última temporada da série, onde foi morto.

24. O assassinato do carro de JFK

Independentemente da sua idade, sem dúvida você já viu ou leu sobre o assassinato do presidente John F. Kennedy em palestras ou livros didáticos de história. É um equívoco popular que o automóvel levava apenas quatro pessoas. Na verdade, havia seis pessoas no carro no total. Além de Kennedy e sua esposa Jackie, o grupo também incluía o motorista e dois oficiais do serviço secreto, bem como o governador do Texas na época, John Connally e sua esposa, Nellie Connally. o assassinato, que bloqueou a visão dos assentos de salto e do Governador e sua esposa dos passageiros da frente e do motorista. Ou isso, ou estamos em outra dimensão!

25. Lucy, você tem algumas explicações para fazer!

I Love Lucy, a comédia clássica, nunca afirmou isso. Quem se lembra do famoso slogan do marido de Lucy, Ricky Ricardo, como Lucy, você tem algumas explicações a fazer, pode ser de outra dimensão. Ric disse Splain que se puder, e Lucy, explica.

26. Cruela durar nome

Se você gosta de filmes e cachorros da Disney, provavelmente já viu o clássico dos anos 1960, 101 Dálmatas. O mal-entendido popular sobre o sobrenome de Cruella DeVil é DeVille em vez de DeVil, apesar de seu nome ser mencionado em uma música. Isso é um ajuste perfeito para esse vilão da Disney, na verdade.

27. Double Stuff Oreo vs Double Stuff Oreo

Mesmo que o pacote Double Stuf Oreo não inclua um 'f' extra, não percebemos, pois estávamos muito ocupados mergulhando nosso biscoito favorito depois da escola em nosso leite.

28. Conheça os Flinstones!

Mesmo que você, sem dúvida, tenha pronunciado (ou cantado sua música-tema) o nome desta família de desenho animado popular como os Flinstones, o verdadeiro nome dessa família antiga é os Flintstones.

29. Urso Esfumaçado

Algumas pessoas acreditam que Smokey the Bear é o nome real do urso lendário que nos disse que só poderíamos parar os incêndios florestais ficando fora da floresta. Smokey Bear, o adorável urso guarda florestal, na verdade é chamado assim.

30. Cinquenta Nifty Estados Unidos?

Enquanto estudamos o início da história americana, muitos de nós se lembram de aprender sobre as 13 colônias originais que cresceram nos 50 estados que conhecemos e amamos hoje. É verdade que a maioria das pessoas afirma ter descoberto 51 ou 52! A incorporação de novos territórios dos EUA, como Porto Rico e Ilhas Virgens, pode ter desempenhado um papel importante.

31. Madre Teresa

mãe Teresa

A canonização de Madre Teresa é uma das memórias alternativas mais notáveis, de acordo com o site The Mandela Effect. De acordo com pesquisas recentes, muitas pessoas acreditam que ela se tornou uma santa na década de 1990. Mas esse não é o caso. Segundo a CNN, o Papa Francisco canonizou Madre Teresa em 2016.

32. Abe Vigoda

Em algum momento de sua vida, é provável que você tenha acreditado erroneamente que uma pessoa famosa ou conhecida havia morrido quando ainda estava viva. O ator Abe Vigoda talvez seja o melhor exemplo do Efeito Mandela. Vigoda, que faleceu em 2016, havia sido declarado morto por vários meios de comunicação por mais de três décadas antes de sua morte.

33. Chartreuse

Chartreuse

Essa linda cor de chartreuse – não é? Ou estamos nos referindo à cor verde aqui? Chartreuse é verde ou rosa avermelhado, dependendo de quem você perguntar. Estamos aqui para lhe dizer que é uma cor verde-amarelada e que seu nome vem do licor Chartreuse.

34. Henrique VIII

Henry VIII

No entanto, os aficionados por história lembrarão que Henrique VIII talvez seja mais conhecido por seu número impressionante de casamentos, incluindo seis (sim, seis!) durante seu reinado. Não há problema em comer uma perna de peru, mas o suposto retrato pintado nunca existiu. Apesar da crença popular, não há provas de que Henrique VIII tenha segurado a perna de peru acima mencionada.

35. Explosão do Challenger

Em 1986, 73 segundos após a decolagem, o ônibus espacial Challenger explodiu, chocando o mundo. No entanto, a data exata da tragédia é debatida, com relatos colocando-a em 1983, 1984 ou 1985. Em 28 de janeiro de 1986, ela realmente ocorreu. O ônibus espacial Challenger tinha um histórico de missões bem-sucedidas, incluindo seu lançamento inicial em 1983, o que levanta a possibilidade de que exista uma memória alternativa.

36. Estado confuso

Este parece fora de lugar, mas há muitas pessoas que se lembram de ter sido ensinado que os Estados Unidos têm 52 estados em vez dos 50 reais. Qual você acha que é a causa disso? Talvez a adição de territórios dos EUA, como Porto Rico e Ilhas Virgens, tenha causado confusão na mente das pessoas. De qualquer maneira que você olhe, este é um grande negócio para o Efeito Mandela.

37. Nós somos os campeões

Desde o lançamento de Bohemian Rhapsody em 2018, houve um ressurgimento do interesse pela música popular do Queen, We Are the Champions. Foi amplamente pensado que Freddie Mercury canta apaixonadamente a linha final da música, do globo! na conclusão. No entanto, as letras mostram que isso não ocorreu durante a gravação.

38. Gremlins

Gremlins

Adultos e crianças adoraram o icônico filme de 1984, mas aqueles que o assistiram lembrarão o nome do malvado Gremlin de maneira diferente. Seu nome foi escrito de várias maneiras, com Stripe sendo o mais popular e Spike sendo o mais popular. Embora Stripe fosse de fato Gremlin, há uma camiseta licenciada disponível na Amazon sob o nome de Spike, ainda mais confuso.

39. KitKat

Por mais que adoremos hífens, não há um no nome da barra de chocolate KitKat. Nem Kit nem Kat são separados por uma barra. Lamentamos ter que corrigir os entusiastas do chocolate que acreditam que as duas palavras já foram conectadas por um hífen.

40. Grande

Grande

Tom Hanks fez um tremendo sucesso com essa comédia em 1988. O ator interpretou Josh, um garotinho que sonha em ser grande e depois acorda no corpo de um adulto. Embora a maioria das pessoas concorde que o filme é encantador e engraçado, há relatos contraditórios sobre se a história termina ou não de maneira diferente. Esta versão refere-se ao personagem quando criança. Uma aluna que acaba sendo o grande interesse amoroso de Josh, Susan, é vista por Josh enquanto ele está sentado na sala de aula. Aparentemente, Susan voltou para a máquina do parque de diversões e esperava que ela pudesse ser uma jovem novamente.

Apesar da evidência convincente de que o efeito Mandela pode ser explicado pela falibilidade da memória humana e não pela existência de mundos paralelos, a discussão sobre ele continua. Claro, não estamos a par de todas as informações. Mais estudos sobre as origens do efeito Mandela podem fornecer informações sobre as causas à medida que o número de ocorrências aumenta. Se você tiver mais desses eventos, informe-nos na seção de comentários abaixo.