Para começar, podemos ter ouvido falar de muitas línguas que são faladas em todo o mundo. No entanto, geralmente não conhecemos as línguas mais faladas em todo o mundo.





Além disso, é realmente uma pergunta complicada quando alguém lhe pergunta sobre as línguas mais faladas no mundo.

Principalmente cada país tem sua própria língua oficial, que também recebe status legal. No entanto, deve-se notar que, além do idioma oficial do país, também existem algumas outras categorias, como idiomas regionais, minoritários, nacionais e falados popularmente, que ajudam a identificar quantas parcelas da população de um país falam um idioma específico.



25 idiomas mais falados no mundo

Não se surpreenda que existam cerca de 6900 idiomas falados atualmente por pessoas de diferentes países do mundo. Reunimos as principais línguas mais faladas no mundo. Além disso, incluímos a contagem de pessoas que falam esses idiomas, além de onde são mais falados e sua origem.



Vamos agora entrar nas 25 línguas mais faladas em todo o mundo de acordo com a edição de 2021 do Ethnologue.

1. Inglês

Número de palestrantes: 1348 milhões

Origem: A língua inglesa tem sua origem nos dialetos anglo-frisianos trazidos para a Grã-Bretanha por tribos alemãs (migrantes anglo-saxões) no século 5 dC.

Países de língua inglesa: Austrália, Belize, Botsuana, Brunei, Camarões, Canadá, Eritreia, Etiópia, Fiji, Gâmbia, Gana, Guiana, Índia, Irlanda, Israel, Lesoto, Libéria, Malásia, Micronésia, Namíbia, Nauru, Nova Zelândia, Palau, Papua Nova Guiné, Filipinas, Samoa, Seychelles, Serra Leoa, Cingapura, Ilhas Salomão, Somália, África do Sul, Suriname, Suazilândia, Tonga, Reino Unido, EUA, Vanuatu, Zimbábue, muitos estados do Caribe, Zâmbia.

Quase 20% da população mundial fala inglês hoje, o que inclui 480 milhões de falantes nativos de inglês. O inglês também se orgulha de ser a língua oficial para negócios internacionais.

2. Chinês mandarim

Número de palestrantes: 1120 milhões

Origem: A língua mandarim originou-se no norte da China

Lugares de língua chinesa mandarim: China, Cingapura, Taiwan, Malásia, Brunei, Camboja, Indonésia, Mongólia, Filipinas, África do Sul, Tailândia

O chinês mandarim é uma das línguas mais populares entre as 297 línguas faladas na China. Esta é a maior língua nativa falada em comparação com qualquer outra língua, já que mais de 70% dos chineses falam essa língua.

Além disso, há um debate de que o mandarim pode substituir lentamente o inglês como a língua dos negócios internacionais. No entanto, isso não parece ser possível, pois a maioria das pessoas fora da Ásia não conhece esse idioma.

3. Hindustani (hindi/urdu)

Número de palestrantes: 600 milhões

Origem: O hindi é originário da família linguística indo-européia. É um descendente direto de uma forma primitiva de sânscrito védico que surgiu no século VII dC

Países de língua hindustani: Índia, Nepal, Cingapura, África do Sul, Uganda, Paquistão (Urdu)

Hindustani refere-se às línguas hindi e urdu. É uma língua oficial na Índia, enquanto o urdu é a língua oficial do Paquistão.

4. Espanhol

Número de palestrantes: 543 milhões

Origem: Espanhol originado na Península Ibérica da Europa

Países que falam espanhol: México, Colômbia, Argentina, Venezuela, Peru, Chile, Equador, Guatemala, Cuba, Argélia, Andorra, Belize, Benin, Bolívia, Chade, Costa Rica, República Dominicana, El Salvador, Eq. Guiné, Honduras, Costa do Marfim, Madagascar, Mali, Marrocos, Nicarágua, Níger, Panamá, Paraguai, Espanha, Togo, Tunísia, Estados Unidos, Uruguai

A maioria das pessoas que falam espanhol são encontradas no México. Além disso, diz-se que 41 milhões de pessoas falam espanhol como sua primeira língua na fronteira dos Estados Unidos. A previsão é que os EUA possam se tornar o país mais falante de espanhol até o final de 2050.

5. Árabe

Número de palestrantes: 274 milhões

Origem: Acredita-se que seja originário do noroeste da Península Arábica

Países de língua árabe: Egito, Sudão, Argélia, Iraque, Marrocos, Arábia Saudita, Iêmen, Síria, Tunísia, Somália, Chade, Emirados Árabes Unidos, Líbia, Jordânia, Eritreia, Emirados Árabes Unidos, Omã, Líbano, Líbia, Omã, Palestina, Mauritânia, Kuwait, Catar , Catar, Tanzânia, Djibuti, Comores

A língua árabe que emergiu da Península Arábica é popularmente falada no Oriente Médio e nos países asiáticos e africanos próximos.

6. Bengali

Número de palestrantes: 268 milhões

Origem: Bengali é uma língua indo-ariana do subcontinente indiano oriental que se originou das línguas Magadhi Prakrit, Pāli e Sânscrito.

Países de língua bengali: Bangladesh, Índia, Reino Unido, Estados Unidos, Oriente Médio.

Enquanto cerca de 100 milhões de pessoas falam bengali em Bangladesh, existem cerca de 85 milhões de pessoas que falam bengali na Índia.

7. Francês

Número de palestrantes: 267 milhões

Origem: Esta é uma língua românica que se originou do latim vulgar do Império Romano

Países de língua francesa: França, Canadá, Bélgica, Suíça, Congo-Kinshasa, Congo-Brazzaville, Costa do Marfim, Madagascar, Camarões, Burkina Faso, Níger, Mali, Senegal, Haiti, Benin

O francês é uma língua popularmente falada em todo o mundo devido ao número de conquistas e assentamentos da França. O francês é uma das duas línguas oficiais do Canadá. Cerca de 78,4% dos moradores de Quebec falam em francês como língua materna.

8. Russo

Número de palestrantes: 258 milhões

Origem: O russo é uma língua eslava oriental que se originou na Europa Oriental

Países de língua russa: Bielorrússia, China, Estônia, Geórgia, Israel, Cazaquistão, Quirguistão, Letônia, Lituânia, Moldávia, Mongólia, Rússia, Turcomenistão, Ucrânia, EUA, Uzbequistão

9. Português

Número de palestrantes: 258 milhões

Origem: O português originou-se do latim na Península Ibérica Ocidental.

Países de Língua Portuguesa: Angola, Brazil, Cape Verde, France, Guinea-Bissau, Mozambique, Portugal, São Tomé and Príncipe, Macau

Apesar de Portugal ser um país pequeno, a língua românica, o português é difundido, graças aos colonizadores portugueses, comerciantes e missionários que o espalharam por diferentes partes do mundo.

10. Urdu (exceto hindi)

Número de palestrantes: 230 milhões

Origem: A origem do Urdu remonta ao século 12 do Apabhramsha regional no norte da Índia em torno de Delhi

Países de língua urdu: Paquistão, Afeganistão, Arábia Saudita, Índia, Nepal

11. Indonésio (excl. Malaio)

Número de palestrantes: 199 milhões

Origem: A língua indonésia originou-se do malaio

Países de língua indonésia: Taiwan, Hong Kong, Cingapura, Holanda

12. Alemão padrão

Número de palestrantes: 135 milhões

Origem: A maior parte da língua alemã emergiu do antigo ramo germânico da família linguística indo-europeia

Países de língua alemã padrão: Áustria, Bélgica, Bolívia, República Tcheca, Dinamarca, Alemanha, Hungria, Itália, Cazaquistão, Liechtenstein, Luxemburgo, Paraguai, Polônia, Romênia, Eslováquia, Suíça

13. Japonês

Número de palestrantes: 126 milhões

Origem: Provavelmente, acredita-se que tenha sido trazido para o Japão por migrantes da Península Coreana por volta de 700-300 a.C.

Países de língua japonesa: Japão, Palau, EUA, Brasil

14. Marathi

Número de palestrantes: 99 milhões

Origem: Marathi faz parte da família de línguas indo-arianas que se originou das primeiras formas de Prakrit

Países de língua marata: Índia (estado de Maharashtra)

15. Telugu

Número de palestrantes: 96 milhões

Origem: A origem da língua Telugu remonta ao 6ºséculo derivado da língua proto-dravidiana.

Países de língua Telugu: Índia, África do Sul, Estados Unidos

16. Turco

Número de palestrantes: 88 milhões

Origem: A língua turca originou-se por volta de 1300 anos atrás em uma região do leste da Ásia.

Países de língua turca: Turquia, Alemanha, Bulgária, Iraque, Grécia, República da Macedônia, Kosovo, Albânia, juntamente com algumas outras regiões da Europa Oriental.

17. Tâmil

Número de palestrantes: 85 milhões

Origem: A língua tâmil originou-se da língua protodravidiana cuja existência é anterior a 500 aC.

Países de língua tâmil: Índia, Sri Lanka, Cingapura, Malásia, África do Sul, Maurício

18. Yue chinês (incluindo cantonês)

Número de palestrantes: 85 milhões

Origem: A língua chinesa Yue descende diretamente do chinês médio

Yue lugares de língua chinesa: Guangdong, Guangxi, Hong Kong, Macau, Sudeste Asiático (Vietnã, Malásia, Cingapura e Camboja), Canadá, Austrália, Reino Unido e Estados Unidos

19. Wu chinês (incluindo Xangai)

Número de palestrantes: 82 milhões

Origem: A origem do chinês Wu remonta a mais de 3.000 anos e é a mais antiga das seis principais variedades do sul de línguas chinesas.

Wu lugares de língua chinesa: Xangai, província sudeste de Jiangsu, província de Zhejiang, China (Hangzhou, Xangai, Suzhou, Ningpo e Wenzhou)

20. Coreano

Número de palestrantes: 82 milhões

Origem: Diz-se que a língua coreana é um membro da família de línguas altaicas cuja origem ocorreu no norte da Ásia

Lugares de língua coreana: Coreia do Sul, Coreia do Norte, Japão, Estados Unidos, Guam, Ilhas Marianas do Norte

21. Vietnamita

Número de palestrantes: 77 milhões

Origem: O vietnamita é uma língua austro-asiática que teve sua origem no Vietnã (a língua nacional e oficial do Vietnã é o vietnamita)

Países de língua vietnamita: Vietnã, Camboja, Estados Unidos, Austrália, Canadá, China, Costa do Marfim, Finlândia, França, Alemanha, Laos, Martinica, Holanda, Nova Caledônia, Noruega, Filipinas, Senegal, Tailândia, Reino Unido e Vanuatu.

22. Hauçá

Número de palestrantes: 75 milhões

Origem: Não há muita clareza sobre a origem da língua Hausa. Diz-se que tem sua origem na África Ocidental

Lugares de língua hausa: Norte da Nigéria e Níger, norte de Gana, Camarões, Chade, Sudão, Costa do Marfim, Fulani, Tuareg, Kanuri, Gur, Shuwa Árabe, bem como outros grupos de língua afro-asiática.

23. Persa iraniano (exceto dari e tadjique)

Número de palestrantes: 74 milhões

Origem: O persa iraniano (persa, persa ocidental ou farsi) originou-se em Fars (Pérsia) no sudoeste do Irã. Sua gramática é semelhante à de muitas línguas européias.

Locais de língua persa iraniana: Irã, Iraque, estados do Golfo Pérsico.

24. Árabe falado egípcio (excl. outros dialetos árabes)

Número de palestrantes: 70 milhões

Origem: Esta língua originou-se do árabe corânico no Delta do Nilo, no Baixo Egito (ao redor da capital Cairo)

Países de língua árabe de língua egípcia: Egito, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbia, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Iêmen

25. Suaíli

Número de palestrantes: 69 milhões

Origem: A origem da língua suaíli vem das línguas bantu da costa leste da África

Países de língua suaíli: Tanzânia, Quênia, Uganda, República Democrática do Congo, Ilhas Comores, Moçambique, Zâmbia, Malawi, Ruanda, Burundi, Somália.

Espero que este artigo possa ser útil para você. Marque esta página para atualizações sobre tópicos mais interessantes!