O arquiteto Giovanni dei Dolci erigiu a Capela Sistina, a capela papal no Palácio do Vaticano em 1473-81 para o Papa Sisto IV. Também conhecida como Cappella Sistina em italiano, a Capela Sistina é um ponto turístico popular que atrai milhões de turistas anualmente em todo o mundo.





Cada pedacinho deste edifício é encantador e avassalador. O exterior pode parecer um pouco enganador; no entanto, o interior está cheio de belos tesouros. Você encontrará os impressionantes afrescos do Renascimento e, sendo um conhecedor de arte, não deixaria de admirá-los. O teto foi pintado por um hábil escultor que virou pintor, Michelangelo.

Fatos surpreendentes sobre a Capela Sistina

  1. A Capela está localizada na Cidade do Vaticano e seus gloriosos museus. Todos os dias, cerca de 25.000 visitantes visitam a capela para admirar a obra-prima em seu teto.
  2. A Capela foi construída entre 1477 e 1480 sob a autoridade de Sisto IV. Acredita-se que os afrescos no interior foram encomendados pelo Papa Júlio II.
  3. Este lugar serve como conclave papal, local de culto e outras funções essenciais.
  4. Acredita-se que o Papa Sisto IV investiu dinheiro na construção desta estrutura icônica. O layout foi inspirado no Templo de Salomão descrito no Antigo Testamento.
  5. Certas características da Capela Sistina foram mal interpretadas. Por exemplo, os nus pintados nos afrescos não podiam ser decifrados. No ano de 1564, o Concílio de Trento considerou essas imagens inadequadas, após o que Daniele da Volterra foi obrigado a cobri-las com roupas de pintura e folhas de figueira.
  6. Depois disso, algumas das cortinas foram removidas e a pintura original foi revelada. Este episódio ocorreu quando a capela passou por obras de restauração nas décadas de 1980 e 1990.
  7. O teto é alto e mede cerca de 131 pés de comprimento e 43 pés de largura. Demonstrou a enorme escala da tela não tradicional que poderia ter sido usada para pintá-la. Diz-se que o artista Michelangelo pintou mais de 5.000 pés quadrados de afrescos.
  8. Acredita-se também que Júlio estava determinado que Roma deveria ser reconstruída à sua antiga glória. Depois disso, ele embarcou em uma campanha para alcançar essa ambiciosa tarefa. Segundo ele, tal obra de arte não apenas acrescentará apreço ao seu próprio nome, mas também superará qualquer coisa que o papa Alexandre VI, seu rival, tenha alcançado e realizado.
  9. Levou quatro anos para Michelangelo pintar o teto com perfeição. Hoje, ele se espalha para uma área de 12.000 pés quadrados.
  10. Alguns rumores sugerem que o artista pintou os afrescos em pé. Outra teoria bem conhecida sugere que ele pintou cada área deitada de costas. No entanto, essas teorias são consideradas lendas urbanas.
  11. O que torna a Capela Sistina discreta é que a representação de Deus nos afrescos de Michelangelo é uma das primeiras desse tipo. A pintura mostra um homem com uma longa juba branca e barba branca.
  12. Essa imagem de Deus pintada pelo artista tornou-se comum. É porque, até aquele momento, Deus nunca foi retratado como uma pessoa dessa maneira.
  13. Michelangelo apresenta Deus seis vezes através de suas pinturas (frescos). No entanto, essas imagens foram finalmente pintadas, pois ele queria primeiro polir sua abordagem.
  14. O artista começou a trabalhar no teto quando tinha apenas 30 anos. Nessa idade, ele era famoso como escultor na cidade.
  15. Michelangelo trabalhou em três projetos diferentes. Infelizmente, cada um deles ficou inacabado devido a múltiplas interrupções.
  16. Sua obra de arte na gloriosa Capela não foi nada fácil. Ele teve que experimentar interrupções, decepções, brigas, hesitações e outros enfeites. Enquanto trabalhava neste projeto, ele não enfrentou problemas apenas das pessoas no trabalho, mas também de seus familiares.
  17. A certa altura, a briga entre Michelangelo e o Papa se alastrou tanto que ele teve que sair secretamente de Roma de Florença. No entanto, ele retornou a Roma depois que o governo de Florença ordenou que ele voltasse ao Papa.
  18. Quando Michelangelo estava terminando seu trabalho no teto da Sistina, sua reputação começou a preceder.
  19. Originalmente, Michelangelo era um escultor. Antes de pintar o teto, trabalhou com mármores e outros materiais. Durante o seu trabalho de escultura, a única vez que pintou foi na sua breve passagem como aluno numa oficina em Ghirlandaio.
  20. A Capela Sistina tem um grande significado não só por ser um ponto turístico, mas também por outros. Cada vez que um novo Papa deve ser eleito, o Colégio dos Cardeais vem e se reúne na Capela e apresenta seus votos sob juramento. Este evento ocorre desde 1492.
  21. A Capela Sistina também está em uso como capela privada do Papa. Além disso, o número de visitantes não para de aumentar.
  22. Se você está planejando visitar esta Capela, há algumas coisas a serem lembradas. Você deve se vestir adequadamente. Cubra os ombros e as pernas abaixo dos joelhos. Caso contrário, você não poderá entrar na capela. Independentemente do sexo, espera-se que todos os visitantes sigam o código de conduta.
  23. A capela também proíbe o uso de câmeras durante os horários de visita. É feito para proteger as pinturas. No momento da eleição de um novo Papa, a segurança aumenta. Atualmente, a Capela conta com 115 verificações de segurança.
  24. O arquiteto que projetou a Capela Sistina com culto e defesa em seu cerne acabou também projetando a Ponte Sisto. É uma ponte em Roma que atravessa o Tibre. Ponte Sisto é considerada mais uma obra-prima da época.
  25. O número de visitantes que visitam e elogiam a Capela e as pinturas no teto todos os anos supera a população total da Noruega.

Esperamos que você tenha gostado de ler os fatos listados acima sobre a Capela. Como um otário por história e arte, sua visita a este lugar é obrigatória.



Para saber mais sobre arte, cultura, história – mantenha contato.