O México celebra um festival que é uma parte importante da cultura do país e é um feriado. O dia é chamado de 'O Dia dos Mortos'. Na América, muitas pessoas celebram o Dia dos Mortos em um esforço para respeitar as tradições mexicanas. No entanto, há uma forte influência multicultural que se pode sentir durante tais procedimentos.





Se você está interessado em conhecer e experimentar a autêntica comemoração do Dia dos Mortos, então você precisa viajar para o México.



Na verdade, o festival está associado às celebrações católicas do Dia de Todos os Santos e do Dia de Finados. Neste dia, familiares e amigos se reúnem para lembrar e orar por seus parentes e amigos que morreram.

15 fatos interessantes e interessantes sobre o Dia dos Mortos

O festival do Dia dos Mortos também é chamado de Día de los Muertos em outros países fora do México. Em alguns países da América Latina e na Espanha, o feriado e tradições semelhantes são geralmente realizados no Dia de Todos os Santos. Para promover este festival que celebra a morte, o Día de Muertos foi promovido em todo o país.



Hoje vamos apresentar 15 fatos sobre o festival do Dia dos Mortos.

1. Tanto o Halloween quanto o Dia dos Mortos são diferentes

Embora ambos os festivais ocorram nas mesmas datas, o Dia dos Mortos e o Dia das Bruxas têm semelhanças no que diz respeito à sua relação com as almas, no entanto, na realidade, ambos são diferentes. O Dia dos Mortos é um festival de três dias que começa em 31 de outubro e termina com um grande final em 2 de novembro, enquanto o Halloween é comemorado em 31 de outubro.

A data do festival do Dia dos Mortos coincide com o Tríduo: Véspera de Todos os Santos (o Dia dos Inocentes), Dia de Todos os Santos (o Dia dos Anjinhos) e Dia de Finados (o Dia dos Mortos) que estão associados a 31 de outubro, 1º de novembro e 2 de novembro de cada ano.

2. O Dia dos Mortos tem mais significado do que a véspera de Natal

O Dia dos Mortos é o maior feriado religioso no México, que é de fato mais significativo do que o festival de Natal, considerado o mais importante para a maioria dos cristãos. No festival do Dia dos Mortos, as pessoas gastam enormes quantias de dinheiro em comida e decoração. Neste dia haverá grandes eventos públicos em todo o país e também desfiles.

O planeamento desta festa é de facto feito ao longo do ano que inclui a recolha de diversos bens para serem oferecidos aos mortos. Poucas famílias constroem pequenos santuários em suas casas que podem se assemelhar a uma cruz cristã, colocar estátuas da Santíssima Virgem Maria ou fotos de familiares falecidos e outras pessoas junto com muitas velas e uma ofrenda.

3. Este festival remonta a eras

As pessoas celebram o Dia dos Mortos seguindo rituais há cerca de 2.500 a 3.000 anos. Na verdade, o local exato e a data de origem não são conhecidos, mas é uma tradição antiga que se baseia na ideia de que as pessoas continuam a fazer parte da comunidade mesmo mortas. Este conceito particular contradiz a crença dos cristãos, o que torna este um dos fatos mais interessantes.

Os mexicanos dão credibilidade à crença de que seus amigos e familiares que não estão mais neste mundo viajam do mundo dos mortos para o mundo dos vivos por 24 horas neste festival. É por isso que eles preparam comida para os mortos que os falecidos costumavam amar e, claro, também para os vivos.

4. A limpeza de sepulturas é uma parte importante do dia

Uma das partes mais importantes do evento é a limpeza onde as pessoas limpam os túmulos em preparação para os espíritos mortos. Muitas pessoas visitam os cemitérios neste dia onde seus entes queridos são enterrados e decoram seus túmulos com uma coleção de objetos chamados ofrendas como brinquedos são trazidos para crianças mortas, garrafas de tequila ou vinho.

Há uma pequena diferença nos costumes seguidos em diferentes regiões do México, por exemplo, em alguns lugares há uma tradição de limpar os ossos dos entes queridos mortos.

5. Não é um dia de luto, mas sim um dia de celebração

Como o nome do festival sugere, não é apenas o dia da morte, mas na verdade a celebração da vida e da morte. As pessoas acreditam que, se chorarem naquele dia, seus ancestrais não se sentirão felizes, portanto, neste festival as pessoas dançam, cantam e contam histórias ou incidentes relacionados aos seus entes queridos falecidos.

Como parte das comemorações, muitas pessoas passam a noite no cemitério, dentro do cemitério. O objetivo deste ato é motivar as visitas das almas para que possam ouvir suas orações e comentários.

6. Pão dos Mortos

Neste dia especial, as pessoas fazem o tradicional pão doce mexicano chamado Pão dos Mortos, que é feito com sementes de anis e cascas de laranja. Eles são principalmente decorados com caveiras e ossos dispostos em um círculo que retrata o círculo da vida e da morte.

7. La Catrina, o famoso Esqueleto de todos os tempos

'La Catrina', o desenho de uma caveira feita de metal de zinco é famoso em todo o mundo. Foi criado por José Guadalupe Posada no ano de 1910. Há mais de um século que se transformou na figura mais importante deste dia festivo.

La Catrina é o centro de atração do festival de todas as coisas, pois a mitologia descreve isso como uma declaração muito mais profunda de mortalidade, destino e divisão social de classe.

8. A UNESCO reconheceu este festival

A UNESCO acrescentou o festival do Dia dos Mortos à Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, no ano de 2008, quando foi originalmente proclamado em 2003.

9. A papelada é a beleza

Pode-se notar que o Papel Picado está disponível em grandes quantidades em quase todos os lugares neste festival do Dia dos Mortos. É um papel de seda delicadamente decorado que retrata os ventos e a vulnerabilidade da vida.

10. Acredita-se que as borboletas carregam almas

É uma crença comum nos mexicanos que as borboletas monarcas são os espíritos que retornam de seus entes queridos falecidos. Essas borboletas aparecem misteriosamente na mesma época do ano, que é a mesma época em que o Dia dos Mortos é comemorado. De acordo com as tradições astecas, os espíritos mortos retornarão na forma de borboletas.

11. Quem não celebra pode ter que enfrentar consequências

Há um outro mito sobre este festival do Dia dos Mortos que a pessoa enfrentará severas consequências se deixar de comemorar. Se os mortos descobrem que seus familiares não lhes deram ofrendas (ofertas) adequadas, às vezes eles podem se vingar e a pessoa tem que se arrepender por doença ou às vezes morte, de acordo com a tradição mexicana.

12. Este festival tem sua influência até em Hollywood

A indústria cinematográfica americana também é influenciada por este festival. Algumas partes do festival, como a diversão e as cores, foram retratadas em alguns filmes como 'Nightmare Before Christmas' e 'Corpse's Bride'. O festival também apareceu em filmes populares como 'The Book of Life' e 'Spectre'.

13. Desfile deste dia começou na Cidade do México recentemente em 2016

Um dos fatos mais chocantes sobre este festival é sobre as origens do grande desfile na Cidade do México. Muitos moradores de outras regiões, bem como estrangeiros que visitam o México, ficarão surpresos ao descobrir que este desfile foi iniciado muito recentemente no ano de 2016.

14. Acredita-se que o cão leve os espíritos para casa

O Xoloitzcuintli popularmente conhecido como Xolo ou o cão mexicano sem pêlos é considerado o guia espiritual. Os cães estão, portanto, incluídos na decoração do festival. No ano de 1956, Xolos foi oficialmente reconhecido na cidade do México. Os Xolos são uma raça de cães muito original e são considerados uma das raças mais raras encontradas no mundo.

15. Muitas pessoas vão com pintura facial de esqueleto para comemorar o evento

Nesta ocasião, várias pessoas pintam o rosto para se parecerem com seus entes queridos ou, às vezes, com eles mesmos, pois não há maneira adequada ou imprópria de pintar seu rosto. De muitos temas, o tema Esqueleto ou Caveira é o tipo mais comum de pintura facial que se pode notar durante este festival.

Espero que você tenha achado interessantes os fatos acima sobre o festival do Dia dos Mortos. Se você quiser mergulhar neste festival com todo o amor e risos, então deve ser sua principal prioridade de viagem este ano celebrá-lo entre o povo mexicano.

Por acaso, se você é do México ou um daqueles que comemoram o Dia dos Mortos, deixe-nos saber seu feedback para nos ajudar a improvisar nosso conteúdo de qualquer maneira!