Um país com as armas mais sofisticadas tem vantagem no conflito moderno. A velocidade absoluta de um caça a jato é inigualável por qualquer outra forma de arma devastadora, incluindo submarinos nucleares e novos porta-aviões da marinha. É uma das formas de armamento mais amplamente empregadas por qualquer governo ter um avião de combate ou um jato de combate, uma aeronave de asa fixa construída para combate ar-ar. É possível alterar o curso da guerra usando um caça a jato para dominar o campo de batalha.





Não é apenas a habilidade do piloto que importa, mas a do avião. Existem vários papéis diferentes que um caça a jato pode desempenhar, incluindo um bombardeiro, interceptador (pesado), interceptador, aeronave de reconhecimento e caça noturno. Os caças de quinta geração dos dias atuais superam todas as gerações anteriores.

Neste artigo, mencionamos os 11 melhores jatos de combate do mundo. Por favor, tenha em mente que não existe uma fórmula pela qual ele possa ser classificado, mas eu tentei o meu melhor para classificá-los de acordo com seu desempenho.



Top 11 melhores jatos de combate do mundo 2021

Existem apenas alguns caças de quinta geração em serviço a partir de 2021. Criamos uma lista dos caças mais poderosos do mundo, que por padrão, são todos caças de quinta geração. Aqui está a lista-

1. Lockheed Martin F-22 Raptor



O F-22 Raptor é um dos aviões de combate mais antigos e poderosos do mundo. O caça, desenvolvido pela Lockheed Martin e pela Boeing para a Força Aérea dos Estados Unidos e empossado em 2005, não está à venda para outros países.

Um poderoso caça tático de quinta geração, o F-22 Raptor é conhecido por suas capacidades furtivas, sistemas de aviônicos integrados, desempenho excepcional e super manobrabilidade. Desde seu voo inicial em setembro de 1997, o Raptor tem sido utilizado para tudo, desde vigilância e reconhecimento até assalto e guerra eletrônica e coleta de informações.

2. Sukhoi Su-57

O Su-57 é descrito como um caça multifuncional de quinta geração na mídia russa. Em 29 de janeiro de 2010, ocorreu o primeiro voo do Su-57. Uma assinatura de baixo radar e infravermelho é alcançada usando materiais compostos e tecnologias inovadoras, bem como a configuração aerodinâmica que torna o Su-57 um caça de baixa altitude.

O míssil hipersônico faz parte do arsenal do avião. Durante o combate na Síria, o Sukhoi-57 de quinta geração foi testado com sucesso.

3. Relâmpago Lockheed Martin F-35

Alguns adoram, outros não gostam, mas ninguém pode contestar que o F-35 é um dos aviões de combate mais modernos e capazes. Enquanto seus primeiros modelos foram incomodados por todos os tipos de problemas, os EUA gastaram bilhões de dólares aperfeiçoando este avião, e inúmeros testes e sessões de treinamento indicam que ele pode desafiar qualquer outro jato.

A aeronave possui três variantes distintas: o F-35A é o caça convencional básico; O F-35B é uma variação para decolagem curta e pouso vertical; O F-35C é a variante do porta-aviões, destinada a substituir o caça F/A-18 da Marinha dos EUA.

Sua notável integração de sensores modernos, furtividade, guerra eletrônica e recursos de rede fazem com que este jato se destaque. Os EUA gastaram quase 1,5 trilhão de dólares construindo este jato, tornando-o a plataforma de armas mais cara de todos os tempos. Isso também o tornou o mais poderoso.

4. Chengdu J-20

O J-20, também conhecido como Mighty Dragon, é o caça mais poderoso da China, incorporando tecnologia furtiva de ponta. É também o segundo caça de quinta geração do mundo a entrar em serviço, um feito ainda mais notável, já que a China começou recentemente a produzir seus poderosos caças.

Suas capacidades exatas são um segredo cuidadosamente guardado, conhecido apenas pelas autoridades chinesas nos níveis mais altos. No entanto, podemos ver que os J-20 da China estão sendo continuamente atualizados. Motores adicionais potentes produzidos localmente foram criados recentemente para ele, e também há sugestões de que novas variantes mais avançadas estão sendo feitas.

5. Dassault Rafale

Dassault Rafale é um dos caças mais caros do mundo em 2021, tendo sido desenvolvido em um dos países mais caros do globo, ou seja, a França. Um design de asa canard delta é usado neste jato bimotor. O Rafale, segundo muitos analistas, é o sucessor do caça Mirage 2000 da Dassault Aviation dos anos 80.

O custo do Rafale varia de acordo com o país. A Força Aérea Francesa os compra a um custo muito menor. A Força Aérea Indiana concluiu recentemente um acordo altamente contencioso para esses aviões. No entanto, os aviões Dassault Rafale estão entre os mais caros do mundo.

6. Shenyang FC-31

O FC-31 é o mais recente caça de quinta geração da China. Suas capacidades são desconhecidas, mas espera-se que ele entre no exército chinês em breve, seja como um leve e ágil equivalente ao J-20 ou como um novo caça para os porta-aviões da China.

O FC-31 é mais leve e simples do que muitos caças de 5ª geração, mas ainda assim é extremamente avançado, com stealth, supercruise e uma série de outros recursos incríveis. Deve, no entanto, provar-se porque ainda não foi lançado.

7. Águia F-15

O F-15 Eagle e seus derivados estão entre os caças a jato mais poderosos já construídos. Foi concebido e produzido pela McDonnell Douglas e é usado principalmente como um caça tático de superioridade aérea.

O Eagle é um dos caças mais bem sucedidos da história moderna, tendo vencido mais de 100 batalhas aéreas sem baixas. Foi amplamente distribuído para diferentes forças aéreas em todo o mundo, do Japão à Arábia Saudita.

Não só é letal, mas também parece perigoso. Este lutador está permanentemente gravado na memória de qualquer jovem que cresceu na década de 1980, cortesia de personagens de desenhos animados como Starscream dos Transformers.

8. Eurofighter Typhoon

O Eurofighter Typhoon é um avião de combate bimotor multifuncional que pode realizar operações ar-ar e ar-terra. Este é o resultado de uma colaboração entre muitas organizações europeias, incluindo Airbus, BAE Systems e Leonardo.

O Eurofighter Typhoon já havia visto ação na Líbia, onde realizou missões de reconhecimento aéreo e ataque ao solo durante a intervenção militar de 2011. O Typhoon também foi um dos finalistas da competição MMRCA da Força Aérea Indiana.

9. Su-30MKI (Flanker-H)

O Su-30MKI (Flanker-H) é um caça multifuncional de dois lugares e longo alcance do serviço da Força Aérea Indiana (IAF). A Sukhoi projetou o Su-30MKI, que é construído sob licença pela Hindustan Aeronautics Limited na Índia (HAL).

A primeira versão do Su-30MKI construída pela Rússia entrou em serviço com a IAF em 2002, enquanto a primeira aeronave fabricada na Índia entrou em serviço com a IAF em 2004. O Su-30MKI tem aviônicos e subsistemas globais, com 14 empresas de seis países fornecendo o componentes.

10. JF-17 Thunder/HAL Texas

Isso mesmo, não podemos determinar qual desses dois incríveis caças é superior! O JF-17 e o Tejas são os maiores caças leves da 4ª geração disponíveis. Além de serem excelentes lutadores de cães, eles também são lutadores multifuncionais capazes de assumir uma variedade de tarefas na guerra.

Desenvolvido pelo Paquistão e pela China, o JF-17 Thunder, ou FC-1 Xiaolong substituiu os obsoletos caças Dassault Mirage III e Chengdu J-7 da Força Aérea do Paquistão. A partir de janeiro de 2021, o sistema aviônico JF-17A Block 3, com os recursos mais avançados, foi colocado em produção. Este sistema inclui uma tela montada no capacete, radar aprimorado e vários outros aprimoramentos.

11. SAAB JAS 39

Podemos resumir o JAS 39 Gripen sueco em três palavras: minúsculo, ágil e perigosamente letal. É um caça de asa delta e canard com um design de 4ª geração. Tecnologia avançada, como controles de vôo fly-by-wire, radar AESA e muito mais, estão incluídos no jato de combate. O preço de uma aeronave Gripen varia de US$ 40 milhões a US$ 45 milhões. As forças armadas sueca, sul-africana, brasileira e tcheca operam aeronaves SAAB JAS 39 Gripen.

Isso conclui a lista de alguns dos melhores caças do mundo. Qual você acha que é o entre esses?