Algumas pessoas chamam de assustador; alguns o tratam como bonito, e para outros, é apenas um truque da luz.





Você já se perguntou por que a lua fica vermelha?



Muito raramente, o céu se ilumina pela lua que começa a aparecer em diferentes tons de vermelho. Este fenômeno foi chamado de lua de sangue. Toda a atmosfera se torna espetacular, discreta e extravagante – especialmente para todos os amantes da lua e observadores de estrelas que adoram observar o céu à noite.

O que torna a lua vermelha?

A lua fica vermelha ou se transforma em diferentes tons de vermelho durante um eclipse lunar total.



Este evento foi bem explicado pela ciência. As sombras da Terra impedem que a luz do sol ilumine a superfície da lua, mas alguma luz solar ainda atinge a superfície lunar indiretamente através da atmosfera terrestre, transformando a lua branca e brilhante em uma bola vermelha brilhante. Algumas pessoas também chamam de Lua de Sangue ou Lua Vermelha.

Embora os cientistas sugiram que o significado astronômico do eclipse lunar total seja zero, a visão que ele cria se torna um deleite para os olhos.

Diferentes tons de vermelho

Não apenas vermelho, mas a lua também abraça diferentes tons de vermelho, incluindo laranja, vermelho e dourado durante um eclipse lunar total. As sombras ocorrem dependendo da condição da atmosfera da Terra durante o eclipse. Então, o que todos os elementos contribuem para a mudança de cor?

O número de gotículas de água, partículas de poeira, névoa e outros têm esse efeito no tom do vermelho, transformando-o em diferentes tons bonitos. E às vezes, com o eclipse lunar total da lua, você pode até testemunhar um anel vermelho ao redor do nosso planeta. (Desconcertante, nós sabemos!)

Veja a lua ficando vermelha em novembro

Se você ainda não teve a oportunidade de testemunhar a lua vermelha, é hora de aproveitar ao máximo agora.

Nos dias 18 e 19 de novembro de 2021, haverá um eclipse lunar total da Lua Cheia Micro Beaver.

Este eclipse é suposto ser uma parte quase tetrad.

O que é Quase Tétrade?

Quase Tetrad será uma série de quatro grandes eclipses lunares em dois anos. Três desses eclipses são totais, enquanto o próximo será um eclipse parcial profundo ou um eclipse “quase” total.

Próximos eclipses lunares totais para ficar de olho

Se você é uma pessoa da lua ou quer testemunhar uma bela visão da lua ficando toda vermelha, prepare-se para os próximos eclipses lunares:

  • 15 a 16 de maio de 2022 – Veja a bela lua ficando vermelha no sul/oeste da Ásia, sul/oeste da Europa e algumas partes da América do Norte e América do Sul.
  • 7 a 8 de novembro de 2022 – Um eclipse lunar total ocorrerá, visível no norte/leste da Europa, Austrália, Ásia e América do Sul.
  • 13 a 14 de março de 2025 – Eclipse lunar total provavelmente será visto na Ásia, Europa, África, Austrália, oeste da América do Norte e algumas partes da América do Sul.

Da próxima vez que você vir uma lua vermelha cheia, não se esqueça de nos agradecer. Para mais informações sobre ciência e o universo, mantenha contato.