Descobrir a maior igreja do mundo tarde se tornou uma proposta complicada. Igrejas que têm congregações de pessoas em grande número são chamadas megaigrejas ou gigaigrejas . Se considerarmos apenas a área, ainda é difícil, pois há informações conflitantes disponíveis sobre o layout do edifício.





Como diz o ditado, uma igreja não é o edifício, são as pessoas. Muitas igrejas que são construídas em todo o mundo representam estilos arquitetônicos maravilhosos e há muitas coisas sagradas associadas também.



As 10 maiores igrejas do mundo

Abaixo está a lista das 10 maiores igrejas do mundo, dependendo da área coberta pelo edifício.

1. Basílica de São Pedro: Cidade do Vaticano – 15160 metros quadrados

A maior catedral do mundo não é outra senão a Basílica de São Pedro, com sede no Vaticano. Ele se espalhou por 15.160 metros e tem aproximadamente 186 metros de comprimento. A cúpula central da catedral tem 136 metros de altura. No catolicismo romano, a basílica de São Pedro é considerada a igreja mais importante. O vasto edifício da igreja tem capacidade para acomodar 20.000 orações por vez.



Foi construído inicialmente no ano de 320 d.C., mas depois foi reformado e modificado pelo Papa Nicolau V no século XV. Existem 140 estátuas de vários santos no nível superior da colunata. Demorou quase 41 anos para completar a escultura das estátuas que começou no ano de 1662. Existem vários túmulos na Basílica de São Pedro como Papas, imperador romano Otto II e rainha sueca Christina.

2. Basílica do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida: Brasil – 12.000 metros quadrados

A segunda maior igreja do mundo é a Basílica de Nossa Senhora Aparecida no Brasil. Tem uma área total de 12.000 metros quadrados. Os brasileiros consideram esta igreja como o mais importante centro de peregrinação mariana que está localizado na cidade de Aparecida. Tem capacidade para acomodar 45.000 pessoas.

Segundo a mitologia, a estátua da Virgem Maria sem cabeça foi trazida por um grupo de pescadores quando pescavam no rio Paraíba no ano de 1717. Eles levaram a escultura da Virgem Maria para casa. Mais tarde, foi mantido no santuário em 1945. O antigo santuário foi reconstruído e uma nova igreja foi construída entre 1834 e 1888. A cúpula da igreja tem 70 metros de altura e as torres da igreja elevam-se a 102 metros.

3. Catedral de Sevilha: Sevilha, Espanha – 11520 metros quadrados

A Catedral de Sevilha está localizada na cidade de Sevilha, na Espanha, que é a terceira maior catedral do mundo. A catedral está espalhada por uma área de 11.520 metros quadrados. Um dos fatos interessantes sobre esta igreja é que ela é um dos patrimônios mundiais da UNESCO na Espanha. Acredita-se que esta igreja foi o último local de descanso do grande explorador Cristóvão Colombo.

Foi construído entre 1402 e 1528 no local que antes era um local de culto dos muçulmanos. Foi feito deliberadamente para marcar o poder da cidade após uma série de campanhas realizadas por estados cristãos para recapturar territórios dos muçulmanos. O vasto interior é decorado com ouro e a melhor atração da catedral é a escultura de cenas da vida de Jesus Cristo em 45 formas de madeira. O minarete da antiga Mesquita Almohad ainda fica ao lado da catedral.

4. Catedral de São João, o Divino: Nova York – 11200 metros quadrados

A Catedral de São João, com sede em Nova York, é considerada a maior catedral anglicana do mundo, bem como a quarta maior igreja do mundo. Tem uma área interna de 11200 metros quadrados. O trabalho começou na catedral no ano de 1892, que levou mais de 20 anos e foi projetado por dois famosos arquitetos americanos.

Novos arquitetos optaram pelo design gótico para a catedral após o falecimento de George Heins. Durante a Segunda Guerra Mundial, a construção foi interrompida por muitos anos. Em um infeliz acidente, poucas partes da catedral foram incendiadas no ano de 2001. Pode-se notar os famosos versículos da Bíblia gravados em pedra na entrada. A porta principal da igreja é feita de bronze.

5. Catedral de Milão: Milão – 10186 metros quadrados

A Catedral de Milão, localizada na cidade de Milão, na Itália, é a quinta maior igreja do mundo e também a segunda maior catedral católica. É um exemplo clássico da arquitetura gótica.

Existem cerca de 135 torres em Chuch que são coroadas com estátuas de pessoas importantes na história da Itália. A construção da catedral de Milão começou no ano de 1386 e continuou por quase 500 anos.

6. Basílica de Nossa Senhora do Líquen: Polônia – 10.090 metros quadrados

A Basílica de Nossa Senhora do Líquen ocupa o sexto lugar em nossa lista das maiores igrejas do mundo. Esta bela igreja está localizada na cidade de Konin, na Polônia, que levou dez anos para ser concluída em 2004.

Há 33 passos que representam o início da vida de Jesus que leva à igreja. Existem 365 janelas, 52 portas e 12 colunas que representam os dias, semanas e 12 apóstolos em um ano, respectivamente.

7. Catedral de Liverpool: Liverpool – 9687 metros quadrados

A Catedral de Liverpool é a maior catedral do Reino Unido e a sétima maior do mundo. Está espalhado por uma área de 687 metros quadrados e se estende por 189 metros de comprimento.

A construção da catedral de Liverpool foi feita em diferentes fases que foram concluídas finalmente em 1978. Sua construção real começou 74 anos em 1904.

8. Igreja da Santíssima Trindade: Portugal – 8700 metros quadrados

A igreja da Santíssima Trindade é a oitava maior do mundo e também a maior igreja de Portugal. Esta Igreja dedicada à Virgem Maria está situada no distrito de Santarém, em Portugal.

Esta igreja com uma área interna de 8.700 metros quadrados pode acomodar 9.000 fiéis por vez. Foi construído recentemente em 2004 e levou 3 anos para ser concluído.

9. Basílica de Nossa Senhora do Pilar: Espanha – 8318 metros quadrados

A basílica de El Pilar é a primeira igreja construída na Espanha dedicada à Virgem Maria. A Basílica de Nossa Senhora do Pilar, espalhada por uma área de 8.318 metros quadrados, é a nona maior igreja do mundo.

O modelo atual da basílica de El pilar foi construído inicialmente no século XVII. Mais tarde foi reformado após 100 anos e as obras finais dos pilares da igreja terminaram no século XX.

10. Ulm Minster: Ulm, Alemanha – 8260 metros quadrados

A igreja Ulm Minster é a décima maior igreja do mundo e é a igreja mais alta do mundo. Esta igreja está localizada na cidade de Ulm, na Alemanha, com uma área de 8.260 metros quadrados.

Pode-se ver a bela vista panorâmica da cidade de Ulm do nível superior. Esta construção de igreja protestante começou em 1377. As bancas do coro de carvalho do século XV são o centro de atração de Ulm Minster.

Espero que tenha gostado de ler o artigo.