Sushila Devi Likmabam está pronta para fazer sua estreia nas Olimpíadas de Tóquio, que começarão amanhã, 23 de julho. E para quem não sabe, deixe-me dizer que Sushila Devi Likmabam é a única atleta de judô da Índia Olimpíadas de Tóquio.





Sushila Devi Likmabam foi selecionada para sua estreia olímpica através da cota continental. Ela vai competir na categoria até 48kg no evento.

Sua campanha de abertura seria contra a medalhista olímpica de 2012 Eva Csernoviczki da Hungria em 24 de julho, sábado.



Sushila Devi Likmabam – Conheça o seu jogador olímpico

O judoca indiano de 26 anos chegou às Olimpíadas, apesar de perder a primeira rodada do Campeonato Mundial, realizado em Budapeste. Para as Olimpíadas, a Ásia recebeu 10 vagas continentais para homens e mulheres no esporte judô. Sushila, que obteve 989 pontos de classificação, foi selecionada para sua primeira aparição nas Olimpíadas de Judô devido a uma cota continental, ficando no sétimo lugar na lista asiática. As cotas continentais são distribuídas com base na classificação de um judoca na região.



Chegar às Olimpíadas não foi uma jornada tranquila para Sushila Devi Likmabam. Especialmente depois de uma lesão durante os testes dos Jogos Asiáticos de 2018, que baixou seu ânimo. Ela estava totalmente devastada. Foi seu treinador Jiwan Sharma que a motivou a começar de novo.

Sushila Devi Likmabam – Lutando contra a depressão

Sushila em sua conversa com uma importante publicação disse: Foi devastador para mim. Eu tinha voltado para minha casa e literalmente não pratiquei judô por quase 3 meses. Meu treinador Jiwan senhor me convenceu a voltar ao redil.

No entanto, Sushila emergiu muito mais forte após a recuperação de sua lesão, pois nunca mais voltou atrás.

Em 2018, ela conquistou uma medalha de prata no Campeonato Aberto de Judô da Ásia. Além disso, ela foi bem sucedida em conquistar o ouro no Campeonato de Judô da Commonwealth. Ela não parou tudo ali. Sushila Devi Likmabam também conquistou a prata em 2019 no Campeonato Aberto da Ásia.

Sushila Devi Likmabam – Início da Vida

Sushila Likmabam nasceu em 1 de fevereiro de 1995 em Heingang Mayai Leikai, localizado no distrito de Imphal East. Sushila tinha três irmãos e era a segunda mais velha de todas. Ela se interessou pelo Judô desde a infância e começou a aprendê-lo desde então. Ela até participava de vários eventos locais e se destacava como campeã. Seu trabalho duro e determinação em relação ao esporte a ajudaram a se tornar uma judoca de sucesso.

O treinamento inicial de judô de Sushila Devi Likmabam

Likmabam Dinit, que era seu tio, era um judoca internacional. Quando Sushila tinha apenas oito anos, ele a levou para Khuman Lampak, um complexo esportivo em Imphal. Este foi o início do treinamento de judô para Sushila. Ela começou a ganhar louros participando de vários torneios locais. Ela também recebeu treinamento de judô de Sabitri Chanu da Autoridade Esportiva da Índia (SAI), bem como Jogos de Área Especial (SAG) Khuman Lampak. Sushila mudou-se para Patiala no ano de 2010 e começou seu treinamento lá. E então começou seu treinamento profissional no judô com o treinador indiano Jiwan Sharma.

Sushila Devi Likmabam – Suas conquistas como judoca

Ela fez sucesso pela primeira vez ao vencer o campeonato nacional júnior em 2008. Isso foi seguido por uma medalha de bronze no Campeonato Asiático da Juventude.

Sushila ingressou na Polícia de Manipur no ano de 2017. Ela se tornou um rosto conhecido devido ao seu desempenho no judô no nordeste. Ela fez sucesso em nível internacional em 2014 ao fazer parte dos Jogos da Commonwealth realizados em Glasgow, na Escócia.

A judoca indiana perdeu na disputa pelo ouro enquanto jogava contra a judoca escocesa Kimberley Renicks. Sushila sentiu-se um pouco desapontada por ter perdido o ouro. No entanto, conquistar uma medalha de prata nos jogos da Commonwealth de Glasgow foi o ponto de virada em sua vida, pois essa conquista a fez ganhar nome e reconhecimento não apenas em todo o país, mas também internacionalmente.

Abaixo está a lista de grandes conquistas como judoca.

  • No dia 5ºde julho, tornando-se o primeiro jogador indiano de judô a ser selecionado para as Olimpíadas de Tóquio.
  • Obtendo uma medalha de prata nos Jogos da Commonwealth de 2014, realizados em Glasgow, Escócia.
  • Obtendo uma medalha de ouro no Campeonato de Judô da Commonwealth 2019
  • Campeonatos Abertos Asiáticos
  • Ganhando Prata em 2018 em Hong Kong
  • Ganhando Prata em 2019 em Hong Kong

Sushila Devi Likmabam – Fez treinamento na França para as Olimpíadas

Sushila Devi Likmabam fez um mês de treinamento em um acampamento preparatório olímpico no Chateau Gontier, França, sob o comando do técnico francês Rodrigue Chenet, para se destacar em suas habilidades.

O judoca indiano disse: Foi um camp muito frutífero para mim depois do desastre no Campeonato Mundial na Hungria, onde perdi na primeira rodada. Foi uma experiência diferente e um reforço de confiança muito necessário para mim.

Sushila Devi Likmabam – Detalhes do Evento Olímpico

A judoca indiana Shushila Devi Likmabam fará sua entrada olímpica enfrentando a ex-medalhista olímpica Eva Csernoviczki no 24ºde julho, sábado. Eva Csernoviczki, que vem da Hungria, ganhou uma medalha de bronze em 2012 nos Jogos Olímpicos de Londres.

Se Sushila for bem sucedida em sua rodada de abertura, ela enfrentará Funa Tonaki, que foi campeã mundial em 2017.

Sushila Devi Likmabam – Com o objetivo de fazer sucesso nas Olimpíadas de Tóquio

No início deste ano, a equipe indiana foi instada a dar um passo atrás nas eliminatórias olímpicas da Ásia-Oceania, realizadas na capital do Quirguistão, Bishkek, já que dois de seus membros da equipe testaram positivo para o COVID-19. E Sushila ficou chateada com isso.

Ela disse à ESPN: Primeiro, toda a equipe foi afastada da área de competição e, em seguida, fomos convidados a deixar nosso hotel e transferidos para outra acomodação.

Além disso, sua recente apresentação no Tashkent Grand Slam 2021, realizada na Humo Arena, também não foi à altura. Ela venceu a primeira rodada nos 48 kg feminino contra a russa Anastasia Pavlenko. Mas, ela perdeu no próximo ao atleta de judô mongol Urantsetseg Munkhbat por Ippon.

E agora, a atleta indiana de judoca está desesperada para se destacar nas Olimpíadas de Tóquio 2020. No entanto, o tempo dirá se Sushila será capaz de ganhar uma medalha para o país e fazer com que todos nos sintamos orgulhosos dela.