Ralph Emery , DJ de música country americano e apresentador de televisão morreu no sábado, 15 de janeiro no Tristar Centennial Medical Center em Nashville. Ele tinha 88 anos.





Emery deu seu último suspiro na presença de seus familiares de causas naturais, de acordo com a Associated Press.



Ele também é conhecido como o Dick Clark da música country e também como o Johnny Carson do country. Emery foi empossado Hall da Fama da Música Country em 2007 e no National Radio Hall of Fame em 2010.

Ralph Emery, membro do Country Music Hall of Fame, morre de causas naturais

Emery ganhou destaque no rádio quando trabalhava como DJ noturno no WSM, a estação de música country por excelência. Ele entrevistou várias personalidades de celebridades da música como Loretta Lynn, Willie Nelson e Marty Robbins.



Sarah Trahern, CEO da Country Music Association lembrou dele: Nosso formato não teve voz melhor ao longo dos anos do que Ralph, que tratou a música country e suas estrelas – muitas das quais se tornaram suas amigas – com o tipo de dignidade e respeito que eles merecido por décadas.

Sarah acrescentou: Como um Country Music Hall of Famer, ele será lembrado entre tantos artistas que apoiou ao longo de sua carreira. Em uma nota pessoal, trabalhei com Ralph por muitos anos e sempre ansiava por suas histórias animadas quando nos sentávamos para almoçar. Meus pensamentos estão com sua família hoje.

Emery nasceu no ano de 1933 em McEwen, Tennessee. Começou sua carreira em pequenas emissoras de rádio e, aos poucos, passou para a televisão.

Emery é popular por seu trabalho no canal a cabo Nashville Network. Por quase uma década, ele foi o apresentador do programa ao vivo Nashville Now, de 1983 a 1993.

Ele também é o autor do best-seller do New York Times Memories: The Autobiography of Ralph Emery lançado no ano de 1991. Ele então escreveu mais três livros, More Memories, The View from Nashville e 50 Years Down a Country Road.

O cantor de American Pie e lenda do folk-rock Don McLean disse em um comunicado que Ralph Emery era meu amigo. Eu fiz o show dele muitas vezes e ele teve a gentileza de me enviar um cartão de Natal todos os anos. Ele tinha aquele conhecimento especial de música country e aquela voz. Ralph era para a música country o que Mel Allen era para os Yankees.

Kyle Young, CEO do Country Music Hall of Fame and Museum, disse que o impacto de Ralph Emery na expansão do público da música country é incalculável. No rádio e na televisão, ele permitiu que os fãs conhecessem as pessoas por trás das músicas.

Ele acrescentou que Ralph era mais um grande conversador do que um entrevistador calculado, e foram suas conversas que revelaram o humor e a humanidade de Tom T. Hall, Barbara Mandrell, Tex Ritter, Marty Robbins e muitos outros. Acima de tudo, ele acreditava na música e nas pessoas que a fazem.

Emery deixa Joy Emery, sua cara-metade, três filhos, cinco netos e sete bisnetos.