Nirmala Sitharaman , atual Ministra das Finanças da União e Ministra de Assuntos Corporativos da Índia está classificada na 37ª posição na lista anual de mulheres poderosas da Forbes — As 100 mulheres mais poderosas do mundo .





Este é o terceiro ano consecutivo em que ela chega à lista da Forbes. Ela foi classificada em 41º e 34º lugares em 2020 e 2019, respectivamente.



Nirmala Sitharaman assumiu o cargo no ano de 2019, quando o Partido Bharatiya Janata venceu com maioria absoluta para o segundo mandato com 303 assentos.

FM Nirmala Sitharaman volta à lista das 100 mulheres mais poderosas da Forbes



Nirmala Sitharaman é a segunda ministra das Finanças da Índia e também a primeira ministra das Finanças em tempo integral, já que a Smt Indira Gandhi ocupava os cargos de Primeira-Ministra e Ministra das Finanças em 1970.

O comunicado da Forbes afirmou: Ela é a primeira ministra das Finanças em tempo integral da Índia. Antes de sua carreira na política, Sitharaman ocupou cargos na Associação de Engenheiros Agrícolas com sede no Reino Unido e no Serviço Mundial da BBC. Ela também atuou como membro da Comissão Nacional para as Mulheres.

Em comparação com sua colega americana, Janet Yellen, Nirmala está duas posições à frente. Não apenas Sitharaman, outros indianos como Roshni Nadar Malhotra (CEO -HCL Corporation), Kiran Mazumdar-Shaw (Presidente Executivo – Biocon) e Falguni Nayar (Fundador – Nykaa) também entraram na lista este ano.

Todos os anos, a revista Forbes publica o ranking das 100 mulheres mais poderosas do mundo, que inclui as principais CEOs, empresários icônicos, chefes de estado, filantropos pioneiros e formuladores de políticas que contribuem para a resolução dos problemas mais incontroláveis ​​da sociedade.

A Forbes divulgou sua 18ª lista de classificação anual em 7 de dezembro, terça-feira.

A Forbes disse: Como tanto em 2021, o estado do poder feminino em todo o mundo parece um pouco diferente do que há apenas um ou dois anos. As mulheres ganharam terreno no c-suite entre as mulheres na 18ª lista anual da Forbes das 100 mulheres mais poderosas do mundo são 40 CEOs, a maior desde 2015, que supervisionam uma receita recorde de US$ 3,3 trilhões. Mas o que eles ganharam na sala de reuniões, eles perderam em outro lugar. Por exemplo, há menos duas mulheres chefes de estado do que há um ano.

Nirmala Sitharaman, Rajya Sabha Membro do Parlamento, nasceu no ano de 1959 em Madurai, Tamilnadu. Ela completou sua graduação em economia no ano de 1980 no Seethalakshmi Ramaswami College. Mais tarde, ela fez seu mestrado em economia pela Universidade Jawaharlal Nehru de Delhi no ano de 1984.

Ela se juntou ao partido político de direita BJP em 2006 e foi nomeada como porta-voz oficial no ano de 2010. No primeiro mandato do governo do BJP no ano de 2014, ela foi empossada no gabinete como ministra júnior. Em 2017, Sitharaman atuou como Ministro da Defesa da Índia por dois anos.

Confira neste espaço as últimas atualizações!