Vicente Fernández , um icônico e lendário cantor, ator e produtor de cinema mexicano morreu na manhã de domingo (12 de dezembro) às 6h15 em um hospital no estado de Jalisco. Ele tinha 81 anos.





Ele tem sido a fonte de inspiração para uma nova geração de artistas e também para seu filho Alejandro Fernández, que também é cantor de profissão.



No mês de agosto de 2021, Fernandez sofreu uma queda e houve algum problema com a medula espinhal. Recebeu tratamento em Guadalajara, no México, e estava em assistência ventilatória e em UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Morre aos 81 anos o cantor mexicano Vicente Fernandez



Alguns anos atrás, em 2019, ele revelou que tinha um nódulo canceroso no fígado, no entanto, não optou por um transplante de fígado.

Sua família levou para a plataforma de mídia social Instagram dizendo: Foi uma honra e um grande orgulho compartilhar com todos uma grande carreira musical e dar tudo pelo público. Obrigado por continuar a aplaudir, obrigado por continuar a cantar.

Veja esta postagem no Instagram

Um post compartilhado por Vicente Fernández (@_vicentefdez)

Andrés Manuel López Obrador, presidente mexicano, expressou suas condolências ao falecido cantor, referindo-se a ele como um símbolo da música ranchera.

O vencedor de três Grammys e nove Grammys Latinos, Fernández, é popular por suas canções de sucesso como El Rey e Lástima que seas ajena.

Ele é famoso não apenas no México, mas também nos EUA e em outros países. Algumas de suas músicas como Volver, Volver e Como Mexico no hay dos eram muito populares entre as comunidades de imigrantes do México nos EUA.

Fernández, também popular por seu apelido ″Chente″, influenciou muitos grandes músicos mexicanos como Gloria Estefan, Ricky Martin, Pitbull e Maluma, que prestaram homenagens ao amado cantor na plataforma de mídia social Twitter e Instagram.

Alejandra Frausto, secretária de cultura do México, homenageou a cantora em um tweet escrevendo: É com profunda tristeza que recebo a notícia de que um dos artistas mais importantes da cultura popular mexicana, o símbolo indiscutível da música ranchera, morre. Um milhão de mariachis o acompanham em seu caminho. Seu legado musical infinito continuará a ressoar fortemente.

Vicente Fernández nasceu no ano de 1940 na cidade de Huentitán El Alto, no estado ocidental de Jalisco. Ele apareceu em mais de 390 filmes e vendeu mais de 50 milhões de discos em sua carreira profissional. Ele recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood no ano de 1998.

Famoso cantor porto-riquenho, Ricky Martin disse: Estou com o coração partido. Don Chente foi um anjo para mim durante toda a minha vida. A única coisa que me conforta neste momento é que toda vez que nos víamos eu dizia a ele o quanto ele era importante para mim.

Fernández deixa sua esposa, María del Refugio Abarca Villasenor, e três filhos, Vicente Jr., Gerardo, Alejandro, e uma filha, Alejandra.