John Madden, O treinador do Hall da Fama do Futebol Profissional, criador de videogames e lenda da transmissão morreu na manhã de ontem (28 de dezembro). A liga nacional de futebol (NFL) confirmou sua morte e não revelou a causa exata de sua morte. Ele tinha 85 anos.





Roger Goodell, comissário da NFL, disse em um comunicado: Em nome de toda a família da NFL, estendemos nossas condolências a Virginia, Mike, Joe e suas famílias.



Todos nós o conhecemos como o treinador do Hall da Fama do Oakland Raiders e radialista que trabalhou para todas as grandes redes, mas mais do que tudo, ele era um marido, pai e avô dedicado.

Morre John Madden, o lendário treinador e apresentador do Hall da Fama



Roger acrescentou: Ninguém amava mais o futebol do que o treinador. Ele era futebol. Ele foi uma caixa de ressonância incrível para mim e tantos outros. Nunca haverá outro John Madden, e seremos eternamente gratos a ele por tudo o que fez para tornar o futebol e a NFL o que é hoje.

Dê uma olhada na declaração abaixo compartilhada pela NFL em seu Twitter:

John Madden nasceu no ano de 1936 em Austin, Minnesota. Quando ele era jovem, seus pais se mudaram para Daly City, Califórnia. Ele era um residente de longa data de um subúrbio da Bay Area Pleasanton, Califórnia. Ele se formou na Jefferson High School no ano de 1954.

Madden é popularmente conhecido por criar videogames de futebol que levam seu nome. Al Davis, dono do Oakland Raiders, o contratou no ano de 1969 e ele assumiu o comando da equipe aos 32 anos.

Ele criou um recorde de 103-32-7 com os Raiders e conquistou sete títulos de divisão. Sua maior conquista como treinador foi uma vitória no Super Bowl XI sobre o Minnesota Vikings em 1977. A porcentagem de vitórias de 0,759 como treinador é a melhor pontuação já alcançada por qualquer outro treinador com mais de 100 jogos.

A marca por trás da franquia Madden, a EA Sports divulgou um comunicado dizendo: Hoje, perdemos um herói. John Madden foi sinônimo do esporte futebol por mais de 50 anos. Seu conhecimento do jogo era inferior apenas ao seu amor por ele e sua apreciação por todos que pisavam no campo de futebol.

Abaixo está o tweet compartilhado pela EA Sports em seu Twitter oficial, lembrando o lendário treinador.

Um campeão humilde, um professor disposto e um treinador para sempre. Nossos corações e condolências vão para a família, amigos e milhões de fãs de John. Ele fará muita falta, será sempre lembrado e nunca esquecido, acrescentou a EA Sports.

Madden era um analista/comentarista de esportes de televisão que passou a maior parte de seus 30 anos de carreira chamando jogos.

Ele ganhou 16 prêmios Emmy na categoria excelente analista esportivo/personalidade e cobriu 11 Super Bowls para quatro redes de transmissão viz. CBS Sports, Fox Sports, ABC Sports e NBC sports de 1979 a 2009.

John Madden deixa sua esposa, Virginia, e dois filhos, Joseph e Michael. John e Virginia Madden comemoraram seu 62º aniversário de casamento em 26 de dezembro.