Tenho certeza que você deve ter ponderado o suficiente para descobrir qual é a moeda mais forte do mundo. Muito provavelmente, o primeiro pensamento que pode surgir em sua mente é que poderia ser Libra Esterlina, Dólar Americano ou Euro.





Existem 180 moedas usadas como moeda legal de acordo com as Nações Unidas, mas você sabe qual delas tem mais valor?



A definição de moeda forte aqui é aquela que é mais cara quando comparada à moeda de reserva global – o dólar americano. Em outras palavras, quando você troca, você obtém o menor retorno de moeda por 1 dólar americano.

20 moedas mais fortes do mundo



Leia nosso artigo para descobrir quais são as 20 moedas mais fortes do mundo em 2021, por que elas são fortes e o que as torna tão valorizadas.

Abaixo está a lista das 20 moedas mais fortes do mundo em comparação com o dólar americano a partir de 2021.

1. Dinar do Kuwait: KWD

O Dinar do Kuwait é a moeda mais forte do mundo, ocupando a primeira posição. O Dinar do Kuwait foi lançado pela primeira vez no ano de 1960, quando ganhou a independência do império britânico e era equivalente a uma libra na época.

O Kuwait é um país relativamente pequeno, geograficamente localizado entre o Iraque e a Arábia Saudita. A taxa de conversão do KWD é de $ 3,31, o que significa que se você trocar um dólar, receberá apenas 0,30 Dinar do Kuwait.

A moeda tem o maior valor por causa da economia estável do Kuwait e é um país rico em petróleo que possui 9% das reservas globais de petróleo localizadas em seu território de acordo com o wiki. O Kuwait é fortemente dependente das exportações de petróleo, que contribuem com quase 95% da receita do país.

A produção de derivados de petróleo no Kuwait é fácil e o custo de produção é o mais barato em comparação com outros países. Um fato interessante sobre o país é que o Kuwait é um país livre de impostos e a taxa de desemprego é muito baixa. O Kuwait ocupa a oitava posição na lista de países com o maior PIB per capita.

2. Dinar do Bahrein: BHD

O Dinar do Bahrein (BHD) ocupa o segundo lugar na lista das moedas mais valiosas do mundo. A taxa de conversão do BHD é de $ 2,66 por um dinar, o que significa que você receberá 0,37 BHD se trocar um dólar.

O BHD parou de usar a rupia do golfo como moeda legal e introduziu o Dinar do Bahrein em 1965. O BHD está atrelado ao dólar americano e, desde 1987, a taxa de câmbio em relação ao dólar está praticamente estável com menos volatilidade.

Bahrein tem uma população de aproximadamente 1 milhão. Assim como o Kuwait, a maior fonte de receita deste estado insular do Golfo Pérsico é a exportação de gás e produtos petrolíferos.

O Bahrein é um dos principais países produtores de petróleo, a principal indústria lucrativa aqui era a mineração de pérolas. No entanto, na década de 1930, a produção foi interrompida devido ao cultivo de pérolas no Japão.

Um dos fatos fascinantes é que a moeda da Arábia Saudita Riyal é oficialmente uma moeda legal no Bahrein. A taxa de câmbio é constante em 1 Dinar, que é igual a 10 Riyals.

3. Rial de Omã: OMR

O Rial Omã é a terceira moeda mais cara do mundo. A taxa de conversão OMR para um Rial é igual a 2,60 USD.

O Omani Rial foi introduzido em 1970 como Saidi Rial em homenagem ao sultanato de Omã, The House of Al Said. Desde 1973, o OMR está atrelado ao dólar americano.

O governo de Omã emitiu notas de 1/4 e 1/2 de Rial, pois o poder de compra do Rial de Omã é muito alto. Assim como outros países do Golfo no Oriente Médio, Omã também é um país rico em petróleo e agora é uma economia desenvolvida com alto padrão de vida.

O governo de Omã decidiu diversificar sua renda, fortemente ligada à produção de petróleo bruto, para diferentes outros setores, como metalurgia, desenvolvimento da produção de gás e turismo, pois as reservas de petróleo estão se esgotando rapidamente.

4. Dinar Jordaniano: JOD

O dinar jordaniano, que é a moeda da Jordânia desde 1950, está em quarto lugar na nossa lista das moedas mais fortes com uma taxa de conversão de 1 JOD = 1,41 USD.

Ele foi indexado ao dólar americano inicialmente a uma taxa mais alta, mas nas últimas 2 décadas, o país conseguiu manter essa indexação com sucesso.

Não há tese fundamental disponível para justificar sua alta valorização, pois a Jordânia é um mercado emergente e não é tão desenvolvido economicamente. A Jordânia carece de recursos naturais como petróleo, carvão, entre outros, e também possui uma dívida externa significativa.

Há uma desaceleração gradual no crescimento econômico da Jordânia desde 2011 devido a um aumento substancial da população, dívida externa e desemprego.

5. Libra Esterlina: GBP

A libra esterlina britânica ocupa a quinta posição entre as moedas mais fortes do mundo, com uma taxa de conversão de 1 GBP = 1,38 USD. Muitas pessoas têm a percepção de que a libra esterlina possui o maior valor monetário, mas não é.

GBP é a moeda mais antiga em circulação como Império Britânico antes da Primeira Guerra Mundial se espalhar por todo o comprimento e largura do globo.

A GBP está entre as principais moedas negociadas no mundo. O par GBP/USD é comumente conhecido como o cabo, no mercado FX pelos comerciantes e é o terceiro par mais negociado no mercado cambial depois de EUR e JPY.

A libra esterlina não é apenas a moeda nacional da Inglaterra, mas também da Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. A GBP é usada como moeda paralela em 3 dependências da Coroa Britânica – Guernsey, Jersey e Ilha de Man.

Poucas colônias britânicas como Ilhas Malvinas, Gibraltar, Santa Helena têm sua própria moeda, que é avaliada em 1 por 1. No entanto, a aparência física dessas moedas de papel difere daquela emitida pelo Banco da Inglaterra.

6. Dólar das Ilhas Cayman – KYD

O dólar das Ilhas Cayman é a única moeda caribenha na sexta posição que aparece em nossa lista de moedas fortes. A principal razão para isso é o fato de ser um território britânico autônomo e considerado um dos melhores paraísos fiscais do mundo para empresas e pessoas físicas.

A taxa de conversão das Ilhas Cayman é de 1 KYD = 1,22 USD e está entre os cinco maiores centros financeiros offshore.

O país fornece licenças para estabelecer suas empresas para muitos bancos, fundos de hedge e companhias de seguros.

7. Euro Europeu – EUR

O Euro ocupa o sétimo lugar na nossa lista das moedas mais fortes com uma taxa de conversão de 1,19 contra um dólar. EURO é a moeda oficial de 19 países europeus.

O EURO é a segunda moeda de reserva depois do USD, com uma quota de mercado de 25% de todas as poupanças mundiais. Aproximadamente 25 países atrelaram suas moedas ao Euro a uma taxa fixa.

O par EUR/USD também conhecido como Fiber é o par de moedas mais negociado, que representa mais de 25% do volume diário. Além disso, o EURO se orgulha de ser a segunda moeda mais negociada depois do dólar americano.

8. Franco suíço (US$ 1,08)

O franco suíço ocupa o oitavo lugar em nossa lista de principais moedas com uma taxa de conversão de 1,08 em relação a um dólar. O CHF é uma das moedas mais estáveis ​​em todo o mundo, menos afetada pela inflação.

A Suíça é um dos países mais ricos do mundo e mantém uma política monetária rígida e baixos níveis de endividamento. Esta é uma das principais razões pelas quais é uma aposta segura para os investidores ao negociar ou armazenar moeda.

9. Dólar americano

O dólar americano é a moeda de reserva mundial desde 1944, após o acordo Breton Woods. O dólar americano é a moeda mais negociada no mercado cambial.

O USD está sempre em alta demanda, pois é aceito em todo o mundo. O USD está envolvido em mais de 85% das negociações diárias de forex. EUA com um PIB de mais de 22 trilhões é o motor econômico do mundo.

A moeda USD em circulação vale 1,69 trilhão de dólares em setembro de 2018. Apenas 30% da moeda está em circulação dentro dos Estados Unidos.

Houve um tempo nos EUA em que notas com o valor nominal de $ 1.000, $ 5.000, $ 10.000 e $ 100.000 foram emitidas.

10. Dólar das Bahamas: BSD

O BSD passou a ser a moeda oficial das Bahamas desde o ano de 1966. O BSD está atrelado ao USD ao par.

Muitas das empresas que atendem à indústria do turismo mantêm alguns dólares extras com eles para a conveniência dos turistas americanos.

11. Dólar das Bermudas: BMD

BMD é a moeda oficial do Território Ultramarino Britânico das Bermudas. O BMD está atrelado ao USD na proporção de um para um. A nota mais alta em circulação é 100 BMD.

A negociação do dólar das Bermudas fora das Bermudas não é permitida. Pode-se encontrar notas de USD e BMD nas Bermudas.

12. Balboa panamenho: PAB

O Balboa panamenho é a moeda oficial do Panamá junto com o USD. O PAB também está atrelado ao USD ao par. O nome Balboa é uma homenagem ao explorador espanhol Vasco Núñez de Balboa.

Quando o Panamá conquistou a independência em 1906, substituiu o peso colombiano pelo Balboa. Um fato interessante sobre o Panamá é que o país nunca teve um banco central oficial.

13. Dólar canadense: CAD

O dólar canadense é a moeda de reserva oficial do Canadá com uma taxa de conversão de 0,80 em relação ao dólar. O CAD é a quinta maior moeda de reserva.

O Canadá tem vastas reservas de petróleo bruto logo atrás da Arábia Saudita e da Venezuela e tem a segunda maior oferta de urânio do mundo.

14. Dólar australiano: AUD

O dólar australiano é a moeda oficial não apenas na Austrália, mas também em alguns estados insulares do Pacífico. Com uma taxa de conversão de 0,77 em relação ao USD, é considerada uma das moedas estáveis.

O AUD ocupa o quinto lugar na moeda mais negociada no mercado cambial, que representa 6,8% do volume diário negociado.

15. Dólar de Cingapura: SGD

O dólar de Cingapura é uma das moedas mais fortes da região APAC, com uma taxa de conversão de 0,74 em relação ao dólar.

O governo de Cingapura havia emitido uma nota de 10.000 dólares americanos, a mais valiosa do mundo em circulação. No entanto, em 2014 eles decidiram parar de imprimir e iniciaram o processo de retirada.

16. Dólar de Brunei: BND

A taxa de conversão do dólar de Brunei é a mesma do SGD, pois existe um acordo cambial entre Cingapura e Brunei. SGD e BND são intercambiáveis ​​ao par e essas duas moedas podem ser usadas em Cingapura e Brunei.

O sultão de Brunei é considerado o monarca mais rico do mundo, cujo patrimônio líquido é estimado em US $ 28 bilhões.

17. Dólar neozelandês: NZD

O dólar neozelandês é a moeda oficial não apenas da Nova Zelândia, mas também das Ilhas Cook, Niue, Tokelau e das Ilhas Pitcairn.

Na linguagem forex, é informalmente referido como Kiwi ou dólar Kiwi. A taxa de conversão do NZD é de 0,7 contra um dólar.

O NZD foi introduzido no ano de 1967. O NZD é a décima primeira moeda mais negociada no mundo. Contribui com 2,1% do volume diário de câmbio.

18. Lev búlgaro: BGN

Lev búlgaro é a moeda oficial da Bulgária com uma taxa de conversão de 0,6 em relação ao USD. Inicialmente, no ano de 1997, o BGN celebrou um regime de currency board com o Deutsche Mark a uma taxa fixa.

Após a introdução da moeda euro, foi indexada ao EUR a uma taxa fixa de BGN 1,95583: EUR 1.

19. Dólar fijiano: FJD

Dólar de Fiji tem sido a moeda de Fiji com uma taxa de conversão de 0,48 em relação ao USD. Foi introduzido no ano de 1969, substituindo a libra fijiana a uma taxa de 1 libra = 2 dólares.

Apesar de ganhar a independência em 1970 dos britânicos, moedas e notas continuaram a apresentar a rainha Elizabeth II até 2013. Mais tarde, foi substituída por fotos de plantas e animais.

20. Brasil Real: BRL

O real brasileiro é o leilão oficial no Brasil com uma taxa de conversão de 0,19 contra um dólar. O BRL foi introduzido no ano de 1994.

O BRL ocupa o último lugar na 20ª posição em nossa lista das moedas mais fortes do mundo. O Brasil é um dos principais exportadores de matérias-primas do mundo.

Bem, tentamos fornecer o máximo de informações sobre as 20 moedas mais fortes do mundo em 2022. Espero que tenha gostado de ler o artigo.

Sinta-se à vontade para adicionar seu valioso feedback, se houver, para nos ajudar a improvisar nosso conteúdo, indo para nossa seção de comentários! Além disso, não se esqueça de marcar nossa página para se atualizar sobre tópicos mais interessantes como este.